A deputada estadual Teresa Brito (PV) está propondo à Assembleia Legislativa o tombamento da “árvore penteada”, situada em Luís Correia, como patrimônio histórico ambiental do Estado do Piauí. Para tanto, ela apresentou um Projeto de Lei Ordinária reconhecendo o tamarineiro secular por seu valor histórico, natural, paisagístico, cultural e socioambiental e proibindo qualquer corte, mutilação, retirada, derrubada ou remoção do terreno onde se encontra plantado.
A deputada explica que a árvore chama a atenção por ter a sua copa virada para um dos lados, lembrando uma cabeleira penteada para trás devido aos fortes ventos, comuns no litoral piauiense.
“Ela é referência no litoral piauiense. Fica à margem da PI 116, próximo à praia do Arrombado, em Luís Correia. Há alguns anos foi cenário da novela “Cheia de charme”, da Rede Globo. O tamarineiro é um dos pontos turísticos do nosso litoral, recebendo um grande número de turistas. É também um símbolo da cidade, importante para a valorização da identidade piauiense e de pertencimento para os seus habitantes”, afirma.
Pelo PLO, o Poder Executivo Estadual estará obrigado a demarcar a área mínima de conservação da árvore, promover o emplacamento do local assegurando seu tombamento e preservação ecológica. Mas, também autoriza a coleta de frutos, de modo extrativista pela população local, assim como vistas e excursões de comunidades, escolas, pesquisadores e outros interessados, desde que garantida a integridade física daquele patrimônio.
ALEPI