Febraban alerta que golpistas estão usando vírus para adulterar boletos bancários

Consumidores devem ficar atentos a boletos impressos e adotar medidas de segurança para evitar fraudes.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta sobre uma modalidade de fraude que vem preocupando os consumidores: a adulteração de boletos bancários por meio de vírus de computador no momento da impressão. Com 4,2 bilhões de boletos emitidos no último ano, movimentando cerca de R$ 5,8 trilhões, a modalidade é amplamente utilizada para pagamentos diversos, desde mensalidades escolares a financiamentos.

Apesar da segurança reforçada pela Plataforma Centralizada de Recebíveis (PCR), criada em 2018, que registra títulos de cobrança conforme as normas do Banco Central, golpistas têm utilizado softwares maliciosos para alterar informações dos boletos, como valor e dados da conta destinatária, no momento em que são impressos pelo consumidor.

Como se Proteger:

Para evitar cair nesse tipo de golpe, a Febraban recomenda solicitar o envio de boletos em formato PDF, dificultando a adulteração, e manter o antivírus sempre atualizado. Além disso, é essencial verificar os dados do beneficiário e do banco emissor no momento do pagamento e considerar a adesão ao Débito Direto Autorizado (DDA), que permite receber eletronicamente todos os boletos emitidos em seu nome, eliminando o risco de fraudes.

Dicas Adicionais:

  • Confira sempre os dados do beneficiário e do banco emissor nos boletos;
  • Utilize o serviço DDA para receber boletos eletronicamente;
  • Mantenha seu antivírus atualizado e evite clicar em links suspeitos;
  • Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a empresa emissora do boleto.

A Febraban reforça que, apesar dos esforços para combater fraudes, a atenção e precaução dos consumidores são fundamentais para evitar prejuízos financeiros decorrentes de golpes.

Deixe um comentário

Veja também...