Filha de Piauiense toma posse como nova Prefeita de Santiago no Chile

A economista chilena Irací Hassler Jacob (Santiago, 30 anos), militante comunista,  toma posse hoje, como Prefeita da cidade de Santiago, capital do Chile.

Hassler tem ascendência suíça por parte de pai (de direita) e judia-francesa e brasileira por parte de mãe (de centro-esquerda). A mãe, Suzanne Jacob, de Parnaíba, no Piauí, ela é irmã do empresário Marc Jacob. “Os pais são distantes da política”, conta ela, a mais nova dos três filhos do casal. “É muita mistura”, diz ela, rindo de suas origens diversas. Seu nome, de fato, vem dessas terras: “Iraci é um nome indígena brasileiro ―tupi-guarani― que significa ‘rainha das abelhas’”, diz a prefeita eleita, amável e risonha e com um tom de voz doce que tampouco muda quando fica séria com perguntas que parecem incomodá-la, como quando é questionada sobre sua opinião sobre regimes como os da Venezuela, Cuba ou Nicarágua.

Seu avô paterno “foi um empresário importante que viveu a crise de 1970-1973 e perdeu seus ativos” no Governo de Salvador Allende, segundo disse nesta semana o líder empresarial Juan Sutil. Seu pai e parte da família paterna são sócios da Frutícola Olmué, segundo Sutil, que informou que a futura prefeita tem 5% da sociedade.

Hoje, o pai e o avô de Hassler são acionistas da Hortifrut, uma empresa de fruticultura. A mãe, por sua vez, dedica-se ao comércio de tecidos para roupas. Hassler não tem entre seus familiares vítimas diretas da repressão da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). “Li sobre a época e conversei muito com companheiros e companheiras de um partido especialmente marcado pela ditadura cívico-militar”, diz a economista, que usa uma linguagem inclusiva.

Deixe um comentário

Veja também...