FMS e Hospital São Marcos se reúnem para resolver paralisação de atendimentos

Técnicos do Hospital São Marcos e da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estiveram reunidos durante toda a manhã desta segunda-feira (28) para tentar resolver o impasse que levou à paralisação dos atendimentos a pacientes com câncer.

Mais de mil pessoas estão com os atendimentos suspensos devido a divergências entre a Prefeitura e a Unidade de Saúde. Técnicos do Ministério da Saúde desembarcam na capital do estado nesta terça-feira (29), para realizar uma inspeção na FMS e no hospital, a fim de chegar a uma conclusão sobre a dívida.

Em 2024, a pedido do Ministério Público Estadual, a Polícia Civil abriu um inquérito para apurar um possível crime de apropriação indébita de recursos. O delegado Denis Sampaio, da Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Deccor), que conduz o inquérito, declarou que a investigação teve início no ano passado e ainda não foi concluída, devido à dificuldade de acesso aos balancetes. Ele afirmou que solicitou novo prazo e foi autorizado pela Justiça.

O delegado ainda ressaltou que, caso as duas instituições cheguem a um acordo, o inquérito poderá ser arquivado.

Na última reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deputados e senadores solicitaram a visita de técnicos do Ministério da Saúde ao estado.

“Seis técnicos do Ministério da Saúde desembarcam em Teresina hoje à noite e, amanhã de manhã, parte da equipe visitará a Secretaria de Estado da Saúde. À tarde, toda a equipe se reunirá com o Hospital São Marcos e a Fundação de Saúde para o acerto final. Dessas conversas e dos levantamentos de dados oficiais sairá o diagnóstico final do Ministério da Saúde e as soluções que serão pactuadas”, comentou.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB/PI), Raimundo Júnior, anunciou que a OAB vai acionar a Justiça do estado para que a FMS restabeleça imediatamente o tratamento dos pacientes com câncer. Na ação, a OAB também solicita um prazo de 48 horas para que a Fundação Municipal de Saúde apresente um plano de contingência para os próximos seis meses, a fim de evitar novas suspensões nos atendimentos.

Deixe um comentário

Veja também...