FMS promove ações preventivas sobre dengue, zika e chikungunya

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove ações de mobilização contra arboviroses, que são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são a dengue, chikungunya e zika transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A programação é elaborada pelo Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (NESC) da FMS e prioriza locais com maior concentração de pessoas como estabelecimentos de saúde, escolas, empresas e entidades com a realização de palestras e demonstrações sobre as formas de prevenir as arboviroses.

A coordenadora do NESC, Maria Júlia Rocha, ressalta que ações educativas também previnem doenças. “A prevenção é a principal forma de combater o Aedes aegypti. Estamos em período chuvoso e a Fundação Municipal de Saúde orienta, intensifica os trabalhos educativos e reforça que a população deve manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, diz.

image 8

A programação das atividades é desenvolvida geralmente no turno da manhã com apresentação dos dados epidemiológicos das arboviroses, orientações para combate e prevenção com palestras, distribuição de material educativo, inspeção no prédio, stand com material para visualização do ciclo biológico do Aedes aegypti e materiais para reciclagem.

Deixe um comentário

Veja também...