14 mandados de busca e apreensão são cumpridos em Teresina, Altos e Timon (MA), sob a autorização da Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados.
O GAECO desencadeou hoje a Operação Fleming, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que é investigada por supostamente cometer fraudes à licitação, desvio de recursos públicos e ‘lavagem’ de capitais.
Atualmente, 14 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Teresina, Altos e Timon (MA), em resposta à decisão da Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados.
A ação foi desencadeada pelo Ministério Público do Estado do Maranhão. Nessa etapa, a Operação atingiu sujeitos, tanto físicos quanto jurídicos, que, direta ou indiretamente, estão ligados a atividades ilícitas, tais como o aumento de preços de bens médico-hospitalares fornecidos pelas empresas do mesmo grupo ilegal: Distribuidora Saúde & Vida, Exclusiva Distribuidora de Medicamentos Ltda. e Mundial Distribuidora de Medicamentos Eireli.
Após a investigação, foi constatado que a Penicilina foi uma das medicações que teve o preço elevado acima do normal, obtendo uma margem de lucro de 254% para a Distribuidora Saúde & Vida Ltda.
A atividade conta, ainda, com o respaldo dos membros do Gaeco-PI, bem como das forças de segurança, tais como o Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Maranhão e do Piauí, Tropa de Choque e Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) do Maranhão e Feisp (Força Estadual Integrada de Segurança Pública).
O Gaeco dos núcleos de São Luís, Imperatriz e Timon, juntamente com a Polícia Civil do Maranhão (1º DECCOR de Timon e 1º DECCOR de São Luís) participam da operação. Além disso, há também o envolvimento dos Promotores de Justiça nas comarcas de Timon, Caxias, Buriti Bravo, Parnarama, Colinas, Matões e Olho D’Água das Cunhãs.

O nome Fleming foi escolhido em homenagem a Alexander Fleming, o médico famoso por descobrir a Penicilina, o primeiro antibiótico a ser produzido na história. Assim como a substância de Fleming, capaz de eliminar bactérias, a operação foi desenvolvida para desmantelar o esquema criminoso investigado.

Informações MancheteNet