Moradores denunciam prática recorrente de envenenamento de animais na região próxima à torre telefônica.
Nessa terça-feira (11/06), um ato cruel chocou os moradores do bairro Bela Vista, na cidade de Alegrete do Piauí: um gato foi encontrado morto com sinais de envenenamento, levantando suspeitas de que outros animais da região também possam ter sido vítimas do mesmo crime.
Segundo relatos de moradores, essa não é a primeira vez que casos de envenenamento são registrados na região próxima à torre telefônica.
Gato é encontrado morto com sinais de envenenamento em Alegrete do Piauí. FOTO: Reprodução – Redes Sociais.
Uma moradora do bairro relatou que, durante a madrugada, encontrou pedaços de salsicha com veneno espalhados em diversas calçadas da região. Ao se deparar com a cena, a mulher, que costuma alimentar os animais de rua, logo avistou o gato envenenado. Além disso, outros relatos dão conta de que diversos gatos e cachorros desapareceram misteriosamente nos últimos dias, o que levanta a preocupação de que mais animais tenham sido vítimas.
Ato é recorrente
Essa não é a primeira vez que a comunidade de Alegrete do Piauí enfrenta casos de envenenamento de animais. No ano de 2022, vários animais foram encontrados mortos devido à ingestão de veneno. A prática de envenenamento de animais é considerada um crime ambiental, sujeito a penalidades previstas em lei.
Na esfera penal, o crime de maus-tratos, logo morte dos animais, é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.