Treze profissionais tomam posse na Polícia Civil; governador anuncia novos concursos e sanciona medidas do Pacto pela Ordem
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou, nesta quinta-feira (22), da solenidade de formatura e nomeação de 13 novos peritos criminais e médicos legistas aprovados em concurso público da Polícia Civil. O evento foi realizado no Palácio de Karnak.
Durante a cerimônia, o governador reafirmou o compromisso com o aumento do efetivo e a modernização das instituições de segurança. “Continuamos essa política de fortalecer a segurança pública do Piauí com mais homens e mulheres sendo nomeados para cada uma das forças. Teremos novas nomeações em breve: mais de 600 policiais militares serão nomeados ainda neste ano”, declarou Fonteles.
Além da nomeação, o governador anunciou dois novos concursos públicos, um para a Polícia Civil, com edital previsto para os próximos 60 dias, e outro para a Polícia Militar, com edital até o fim do ano. Também estão previstas novas turmas para o Corpo de Bombeiros e a Polícia Penal em dezembro.
As medidas fazem parte da estratégia do Governo do Estado para reduzir os índices de criminalidade. Segundo Fonteles, o Piauí já apresentou avanços significativos: “Reduzimos em 50% os roubos de celulares, 30% os roubos de veículos e 25% o número de homicídios”.
O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, ressaltou a importância da chegada dos novos peritos, principalmente para o interior do estado. “Esses profissionais irão reforçar a estrutura pericial em regiões como Corrente, Bom Jesus e Uruçuí, onde há maior carência. A perícia é essencial para a elucidação de crimes”, afirmou.
Foto: Gabriel Paulino/CcomJá o perito-geral da Polícia Civil, Antônio Nunes, destacou o papel técnico da categoria. “O perito analisa provas materiais em casos de homicídios, crimes ambientais, fraudes digitais, entre outros. A prova técnica é fundamental para a justiça, tanto para condenar quanto para absolver”, explicou.
Na ocasião, Rafael Fonteles também sancionou seis das dez leis do Pacto pela Ordem, pacote de medidas para modernizar a segurança pública estadual. Entre as novas normas, destacam-se a prisão imediata por descumprimento de medida protetiva, a criação do Fundo de Reparação às Vítimas de Crimes, metas por desempenho policial, e mudanças na legislação sobre apreensão de veículos.
“As novas leis fortalecem a atuação das forças policiais e tornam o combate ao crime mais eficaz. Um exemplo é a nova regra que permite a prisão imediata em casos de descumprimento de medida protetiva, o que pode evitar tragédias como feminicídios”, finalizou o governador.
Foto: Gabriel Paulino/Ccom
Tags: