Governo lança o 45º Encontro Nacional de Folguedos

Evento será realizado no período de 22 a 27 de agosto, no Espaço Arena Teresina Shopping


O governador em exercício do Piauí, Themístocles Filho, participou do lançamento do 45º Encontro Nacional de Folguedos, nesta quinta-feira (17). O tradicional evento acontece no período de 22 a 27 de agosto, no Espaço Arena Teresina Shopping, contando com shows musicais, apresentação de quadrilhas juninas, manifestações folclóricas e comidas típicas.

Neste ano, o evento tem como tema “Cultura – Expressão da Herança Ancestral”, expressando conexões entre a cultura e a ancestralidade, sendo a última uma fonte de inspiração para o resgate das expressões artísticas e culturais.

Themístocles Filho destacou a importância do evento. “Além de toda a relevância cultural, é um evento que fortalece a economia local, gera renda à população e contribui para novos investimentos e com o desenvolvimento da cultura piauiense”, disse o gestor.

Para o secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, a expectativa é de receber cerca de 10 mil pessoas por dia durante o evento. “Um evento gratuito, organizado, atrativo e com segurança. A nossa expectativa é a melhor possível. Além do movimento junino, com apresentações e premiações em dinheiro para os melhores, teremos, ainda, manifestações folclóricas, atrações musicais e o melhor da culinária piauiense e regional”, destacou o secretário.

A edição reunirá grupos folclóricos do Piauí e de outros estados, como Pará e Maranhão, além de grandes atrações musicais, como Elba Ramalho, Mastruz com Leite e Walkyria Santos. O palco musical irá receber, ainda, apresentações de artistas e bandas locais, como Xenhenhem, Gonzaga Lu, Forró Debaixo da Ponte, entre outros.

image 23

O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nelson Nery, exaltou o tradicional evento, que já faz parte do calendário cultural piauiense há muitos anos. “É um evento que resgata a nossa raiz, o folclore e nossas festas culturais. Teremos um encontro que exalta a manifestação sertaneja, mas que também alinha isso à diversão e ao lazer, que a nossa população merece”, disse.

O 45º Encontro Nacional de Folguedos é uma realização da New Produções, com patrocínio da Equatorial Piauí, SESI, Banco do Nordeste e da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult). O evento conta, também, com o apoio de deputados federais e estaduais via emendas parlamentares.

image 24

Deixe um comentário

Veja também...