Prazo para entrega termina em 30 de maio; contribuinte que enviar cedo pode receber restituição nos primeiros lotes
Com o fim do prazo se aproximando, mais de 170 mil piauienses ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda 2025. De acordo com dados atualizados pela Receita Federal nesta quarta-feira (14), apenas 207.510 declarações foram entregues até agora no estado, o que representa 54,7% das 379.594 esperadas.
Quem perder o prazo, que vai até 30 de maio, pode ser multado em no mínimo R$ 165,74, além de enfrentar restrições no CPF. Especialistas reforçam a importância de declarar o quanto antes para evitar complicações e garantir prioridade na restituição.
“A recomendação é enviar a declaração dentro do prazo legal e, se for o caso, fazer os ajustes depois. Isso evita multas e possíveis complicações com a Receita”, alerta Erli Bandeira, consultor de negócios da Central Sicredi Nordeste.
Após o envio, o contribuinte deve acompanhar se terá imposto a pagar ou se receberá restituição. No primeiro caso, o valor pode ser parcelado em até oito vezes, desde que cada cota seja de no mínimo R$ 50. A primeira parcela ou a cota única também deve ser quitada até 30 de maio.
Para quem tem direito à restituição, os pagamentos acontecerão em cinco lotes: 30 de maio, 30 de junho, 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro. Têm prioridade idosos, professores e contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida ou informarem a chave PIX.
No Piauí, 55,3% das declarações entregues até agora foram feitas por meio do modelo pré-preenchido. Em Teresina, foram enviadas 88.151 declarações, o que equivale a 53% do total esperado. Já em Parnaíba, o percentual de entrega é de 58,1%; em Picos, 55,4%; em Floriano, 56,2%; e em Piripiri, 71,8%.
Aqueles que declararam pelo Sicredi podem ainda antecipar o valor da restituição por meio de uma linha de crédito exclusiva. O valor é liberado diretamente na conta do associado e deve ser devolvido em parcela única, quando a restituição for paga pela Receita.
“Essa antecipação pode ser uma boa alternativa para quem precisa do dinheiro com urgência, mas não quer recorrer a modalidades com juros mais altos”, afirma Erli.