Guarda Municipal de Teresina completa dois anos e aumentará efetivo com concurso público

Prova objetiva do certame da instituição acontece no próximo domingo (27)

0
59
Crédito: Ascom/Semcaspi

A Guarda Civil Municipal de Teresina, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), comemora, neste mês de janeiro, dois anos de existência e atuação em Teresina. Criada em 2017, a GCM tem um papel fundamental na preservação dos bens e patrimônios do município e na assistência a comunidade. A instituição visa aumentar o efetivo de gcm’s em Teresina com a realização de concurso público para o preenchimento de 75 vagas diretas e 400 vagas para cadastro de reserva.

Segundo relatório divulgado pela instituição, entre os meses de janeiro e dezembro de 2018, foram apreendidas 323 porções de drogas, 119 armas e cerca de R$ 850,00 oriundos do tráfico. Além disso, a Guarda recuperou 34 veículos, sendo 26 motocicletas e 08 carros e atendeu 43 ocorrências, sendo a maioria delas acidentes de trânsito e casos de violência contra a mulher. A instituição atua em colaboração com as demais forças de segurança, como a Polícia Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o secretário, a Prefeitura de Teresina está realizando concursos públicos para ampliação do efetivo, equipando e aparelhando os agentes e pretende implementar futuramente postos de guarda ostensiva nos bairros. “Nossos guardas têm realizado um trabalho de excelência, protegendo nossos cidadãos, servindo à população e zelando por nossos parques, praças e espaços públicos. Isso é motivo de orgulho”, destaca o secretário da SEMCASPI, Samuel Silveira.

Atualmente, a GCM atua nas praças da Bandeira, Rio Branco e Fripisa; nos parques Lagoas do Norte, Estação da Cidadania, Floresta Fóssil e Encontro dos Rios; Centro Unificado de Esporte e Lazer (CEU) Sul e Norte e Complexo Esportivo José Ponce Filho (Parentão) e realiza patrulhamentos preventivos no Centro Pop, Restaurante Popular de Teresina, Praça dos Skatistas e corredores, estações e terminais de Integração do Itararé, do Parque Piauí e Bela Vista.

Além disso, a Guarda Municipal possui um canal de atendimento à população por telefone, através do número 153. O serviço recebe ligações de telefone fixo, orelhão ou celular, gratuitamente.

Fonte: Ascom/Semcaspi

Deixe uma resposta