Hospital do bairro Primavera registra quase 80 mil consultas e mais de 90 mil exames em 2018

Com 42 anos e 30 leitos, a unidade de saúde é a mais antiga da rede municipal

0
74

Quase 80 mil consultas foram realizadas no Hospital da Primavera em 2018. A unidade é a mais antiga da rede municipal – com 42 anos – conta com 30 leitos, sendo 26 clínicos mais 04 de observação, e urgência médica 24 horas por dia.

Foram 79.252 consultas realizadas em 2018, sendo 45.712 de urgência e 33.540 ambulatoriais. O hospital conta com urgência na área de clínica médica adulta 24 horas por dia e clínica odontológica, que funciona de segunda a sexta à noite e 24 horas nos fins de semana. Já na parte ambulatorial, são 15 especialidades: Nutrição, odontologia (RX), pediatria, clínica médica, pneumologia, dermatologia, ginecologia, cardiologia pediátrica, oftalmologia, ultrassonografia, otorrinolaringologia, psicologia, psiquiatria e serviço social.

Na área de exames, foram feitos no último ano um total de 93.723. O hospital oferta exames ambulatoriais de ultrassonografia, raio-x e tonometria, eletrocardiograma, fezes, urina, sangue, citologia e biopsia de partes moles. Na observação, são ofertados ainda exames de alta complexidade, encaminhados por especialistas tais como: tomografias, ressonância magnética, cintilografia, entre outros, agendados via SAME.

No hospital foram realizados ainda 78113 procedimentos. “Tivemos um total de 61.825 procedimentos na área de urgência entre eles injeções, soros e curativos”, informa a diretora Marlene Moura Fé. Foram aplicadas ainda 15.362 doses de vacina de todos os tipos disponíveis na rede pública de saúde. “A sala de vacina tem horário de funcionamento de segunda a sexta, nos turnos manhã e tarde”, diz a diretora.

Este ano, o hospital iniciou ainda atendimentos de reiki e yogaterapia, que atenderam uma média de 30 pessoas por mês. Também chamadas de práticas integrativas, o objetivo é promover a saúde da comunidade e profissionais que atuam no local. As sessões de reiki são administradas às terças-feiras pela tarde. Já as práticas de yoga acontecem todas as quintas-feiras pela manhã.

Foi implementado ainda um sistema de confirmação de consultas via celular. Aqueles pacientes que tem consulta eletiva marcada para a unidade de saúde são avisados, via mensagem de texto para celular, SMS, da data e horário que precisam comparecer para serem consultados. Desde o início do serviço, em junho de 2018, foi registrada uma média de 327 mensagens e ligações efetuadas por mês.

“Para ter acesso às consultas ambulatorial o usuário deve fazer agendamento no SAME da Unidade Básica de Saúde de referência, bem como os encaminhamentos para outros especialistas e exames”, explica Marlene Moura Fé. No Hospital são agendadas as consultas de retorno do atendimento realizado pelos profissionais lotados nesta Unidade Saúde.

Já para o atendimento de urgência e emergência os pacientes devem dirigir-se, diretamente, à recepção da urgência trazendo documento de identidade e Cartão do SUS. Para aquisição do Cartão do SUS o usuário precisa dirigir-se ao SAME, de segunda a sexta, de 7h as 17h, portando os seguintes documentos: Carteira de Identidade e comprovante de endereço.

Fonte: Ascom/FMS

Deixe uma resposta