Horticultores da Av. Noé Mendes participam de reunião sobre o correto acondicionamento do lixo

0
39

Dando prosseguimento às atividades de ação de conscientização sobre o correto acondicionamento do lixo na extensão da Avenida Noé Mendes, zona Sudeste de Teresina, equipes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU Sudeste) e Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) participaram na manhã desta quarta-feira (30) de uma reunião com horticultores da região. As equipes têm ainda o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) e pessoal da educação ambiental.

“Está sendo realizado um trabalho de conscientização ambiental porta a porta com moradores e comerciantes daquela região e hoje, além da reunião com horticultores, será realizado no período da tarde uma limpeza geral em toda a extensão da Avenida Noé Mendes, que contará com cerca de dez caminhões e equipes de limpeza da SDU Sudeste”, explica Isaac Meneses, superintendente executivo da SDU.

Para o engenheiro agrônomo da SDR e responsável pela horta do Itararé, Baltazar da Silva, a conversa com os horticultores é fundamental para que eles se conscientizem a respeito do descarte de resíduos orgânicos gerados.

“Na Avenida Noé Mendes existem cerca de seis engenheiros, cada um responsável por um trecho de horta ao longo dessa via. Nós realizamos regularmente um bate-papo com esses trabalhadores e passamos orientação para que eles não depositem seus resíduos nas calçadas, evitando dar margem para que a comunidade faça o mesmo. Além disso, os restos de materiais orgânicos descartados podem ser reutilizados em forma de adubo”, esclareceu Baltazar da Silva.

Teresina possui Pontos de Recebimento de Resíduos, conhecidos como PRRs. Eles estão instalados em diferentes locais na área urbana e na região Sudeste eles são facilmente encontrados na Rua 02 do Parque do Sol, bairro Renascença; Rua Des. Antônio Santana com Rua 11 do Loteamento Manoel Evangelista; Rua Av. Noé Mendes com Rua Cartolinha Brita, Renascença; Rua 30 com Rua Alexandre Gomes Chaves; Rua das Flores com Rua Alto do Cocal, bairro Gurupi; Av. Joaquim Nelson com Rua Santa Mariana, bairro Novo Horizonte.

A presidente da Associação de Horticultores da região, Josefa Soares, agradeceu a iniciativa e afirmou que a educação é uma importante ferramenta de transformação. “O pessoal da comunidade e os horticultores agradecem muito essa atitude da SDU Sudeste, pois contribui para melhorar a questão do lixo na região. Nós sempre alertamos a comunidade para não despejar seu lixo doméstico aqui, mas acredito que um órgão reforçando essa mensagem é essencial”, finalizou Josefa.

Fonte:Ascom/Sdu-Sudeste

Deixe uma resposta