Inmet emite alerta vermelho de chuvas intensas para 18 cidades do Piauí e Maranhão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta segunda-feira (3) um alerta vermelho de chuvas intensas para 18 cidades, localizadas na região Sudoeste do Piauí.

No comunicado, o Inmet informa que há riscos de chuvas intensas superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia e ventos superiores a 100 km/h. O alerta teve início às 9h30 desta segunda-feira e segue até às 10h de terça-feira (4).

O Instituto diz ainda que há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

As cidades que compõem o alerta são: Amarante, Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínea, Canavieira, Curralinhos, Floriano, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Nazária, Palmeirais, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves, São Pedro do Piauí, Sebastião Leal e Uruçuí.

O alerta atinge também grande parte do Maranhão.

Chuvas em Teresina

A cidade de Teresina se encontra em alerta laranja, que indica o perigo de chuvas intensas, mas com uma intensidade menor do que o alerta vermelho. Além disso, os ventos são mais frascos.

chuvas1
Teresina está em alerta laranja

O Instituto de Meteorologia informa que a chuva na capital será 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), além do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A cidade de Teresina já ultrapassou a quantidade de chuvas esperada para o mês de janeiro, só nesses 3 primeiros dias do mês.

Especialistas afirma que expectativa é de mais episódios de chuvas intensas na capital. Na segunda semana pode diminuir a regularidade e as chuvam voltam com força em fevereiro , que deve ter chuvas acima da média também.

Gilcilene Araújo
Repórter do Diário do Piauí

Deixe um comentário

Veja também...