Os recursos aplicados por meio do PRO Piauí estimulam a economia e contribuem para a geração de emprego e renda.
Uma das principais características da geografia do estado do Piauí é a grande extensão territorial, sendo o terceiro do Nordeste em área geográfica. Além disso, o Estado é grande também do ponto de vista longitudinal. As maiores distâncias lineares entre os pontos extremos do estado são de 1.400 quilômetros, do norte a sul, e 618 km, de leste e a oeste. Sendo o município mais ao norte, Ilha Grande de Santa Isabel, e mais ao sul, Cristalândia. Uma consequência dessas distâncias, sobretudo nos tempos mais remotos, foi o isolamento físico dos habitantes. Com estradas e rodovias pavimentadas, começou o processo de interligação entre as regiões e uma integração maior do povo.
Uma das prioridades do Governo do Estado é aproximar cada vez mais o piauiense e permitir tanto a ligação entre os municípios quanto do Piauí com outros estados do país. O principal objetivo é fortalecer as relações sociais e econômicas. Rodovias asfaltadas permitem às pessoas realizarem diferentes atividades como saúde, educação, religiosas, turismo e lazer. As atividades econômicas como comércio e transporte da produção também são impulsionadas com estradas pavimentadas e em bom estado de conservação.
Trecho da PI-331 que recebeu nova camada asfáltica. Nesse serviço foram investidos R$ 2,3 milhões (Foto: Flauber Marques)
Sabendo, portanto, que uma malha viária ramificada é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento, o Governo do Estado executa o Programa de Desenvolvimento Econômico e Social, o PRO Piauí, que implementa obras e ações nas áreas da saúde, educação, segurança, social, infraestrutura, modernização, parcerias público-privadas (PPPs) e atração de investimentos.
O secretário de Estado da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, destaca que, mesmo em meio ao cenário adverso que o Brasil vive desde 2015, de crise econômica e fiscal, agravado pela crise sanitária e social decorrente da pandemia da Covid-19, o Estado do Piauí, segundo ele, “na contramão desse cenário adverso”, apostou nos investimentos públicos como medida para a recuperação econômica.
“Então o PRO Piauí são obras e ações que evolvem tanto o desenvolvimento social como o econômico. São mais de 2 bilhões sendo aplicados na educação, mais de 2 bilhões na infraestrutura. E quando eu somo todos os setores e segmentos do programa, teremos R$ 6 bilhões em investimentos, obras e ações programados para serem realizadas neste mandato do governador Wellington Dias. Estimamos mais de 50 mil empregos gerados com esses investimentos, em mais de 1.500 obras. Podendo chegar a mais de 2 mil obras dentro do PRO Piauí, melhorando a qualidade de vida e gerando emprego e renda para a população. Realmente é um impacto social e econômico muito forte” ressaltou Rafael Fonteles.
Recuperação da PI-115, entre Campo Maior, Juazeiro e Castelo
Recuperação da malha rodoviária e pavimentação de novas rodovias
Na área da infraestrutura, o PRO Piauí permite a implementação do Plano Estadual de Recuperação e Implantação de Novas Rodovias. Esse plano permite a restauração dos trechos desgastados dos mais de 6 mil quilômetros de rodovias estaduais asfaltadas e também a pavimentação de novas vias.
O secretário Rafael Fonteles destaca que mais de 4 mil quilômetros de rodovias já existentes estão sendo recuperados e recebem investimentos de mais de R$ 800 milhões para restauração, reconstrução, conservação e operação tapa-buraco. Já na pavimentação de novas rodovias o gestor informa que estão sendo investidos R$ 400 milhões.
Com esses investimentos, o Piauí chegará ainda este ano ao marco de ter todos os 224 municípios interligados por asfalto. Isso porque o Estado está concluindo a pavimentação da PI-256, que liga os municípios de Curimatá a Morro Cabeça no Tempo. A via também beneficia outras cidades da região do extremo Sul do estado. Foram asfaltados 64 quilômetros na PI-256 e investidos mais de R$ 30 milhões, com recursos do PRO Piauí.
O governador Wellington Dias destaca que a conclusão dessa rodovia tem um significado histórico. “Com a sua conclusão, completamos 100% dos municípios interligados por asfalto no Piauí. Isso gera mais segurança e benefícios para todo os 224 municípios do estado. Quando assumi o primeiro mandato, em 2003, só tínhamos 66 municípios integrados por asfalto, cerca de 1.500 km e em uma situação muito ruim. Agora, são mais de 6.500 km de rodovias asfaltadas em todo o estado”, ressaltou o gestor.
Trecho da PI-112 na zona rural de União
Além de chegar a esse marco, o Governo do Piauí também pavimenta outras vias que permitem encurtar distâncias entre os municípios, em diferentes regiões, dando mais opções de acesso às cidades. É o caso da pavimentação da PI-215, no trecho entre os municípios de Campo Maior e Coivaras. A estrada era carroçal e agora vai passar da lama e da poeira para uma nova realidade. Serão asfaltados 27,88 quilômetros, que compreende toda a extensão da rodovia entre as duas cidades. A estrada, depois de concluída, também facilitará o acesso ao município de Alto Longá. Atualmente, os moradores dessa região precisam percorrer distâncias maiores para ter acesso aos municípios.
Pavimentação da PI-115, entre Campo Maior e Coivaras
Os investimentos são do PRO Piauí, de R$ 11.919.569,31, e a previsão de conclusão dos trabalhos é o início do primeiro semestre de 2022.
Rodovias fortalecem ligação do Piauí com estados vizinhos
Além de melhorar o acesso aos municípios piauienses, os investimentos do Governo do Estado também contemplam a pavimentação de rodovias que ligam o Piauí a outros estados, fortalecendo a integração regional e impulsionando as relações econômicas e sociais. É o caso da pavimentação asfáltica da PI-322, que liga o município piauiense de Buriti dos Montes, no Território dos Carnaubais, à cidade cearense de Crateús. A via, que foi toda asfaltada nos seus 19 quilômetros de extensão, recebeu investimentos de R$ 8,3 milhões e já está liberada para tráfego de veículos.
Além de estreitar as relações sociais dos moradores dos municípios dos dois estados, a rodovia pavimentada vai estimular o desenvolvimento econômico da região, já que vai permitir o escoamento da produção e a exploração de potencialidades dos municípios piauienses, como o turismo, já que a via dá acesso a atrativos naturais como o Cânion do Rio Poti.
Pavimentação da PI-322 fortalece integração do Piauí com o Ceará (Foto: Roberta Aline)
Já no Extremo Sul piauiense, o Governo do Estado trabalha na implantação de asfalto na PI-255, estrada que liga a cidade de Avelino Lopes, no Piauí, à divisa com a Bahia, no município de Buritirana. A obra está em fase de conclusão, com mais de 90% dos trabalhos executados e previsão de entrega ainda este ano.
Só em Avelino Lopes, vivem mais de 11 mil pessoas, que serão diretamente beneficiadas com a nova estrada. Cidades vizinhas como Curimatá e Júlio Borges também poderão contar com essa nova rota para a Bahia. Já do lado baiano, além de Buritirana, as cidades de Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado também serão diretamente impactadas com a obra.