Irã lança aplicativo para incentivar jovens do país a se casarem

O Irã lançou um novo aplicativo de relacionamentos com o objetivo de incentivar os casamentos no país. A grande quantidade de divórcios e o envelhecimento da população preocupam o governo, que decidiu investir na tecnologia digital para mudar esse quadro, informa a agência Associated Press.

O aplicativo Hamdam (companhia, em tradução literal) tem como objetivo encontrar companhia para os jovens solteiros. Ele utiliza inteligência artificial para encontrar parceiros “apenas para solteiros que buscam casamento permanente e um único cônjuge”.

Embora outras ferramentas digitais de relacionamento sejam utilizadas pelos jovens no país, o governo destaca que elas são ilegais. Apenas o Hamdam é permitido. De acordo com o site do aplicativo, os usuários que quiserem se cadastrar devem passar por uma verificação de identidade e por um “teste psicológico”.

A iniciativa, porém, não é nova. Em 2015, outro projeto semelhante foi instituído no Irã, o Hamsan.Tebyan.net. Segundo Komeil Khojasteh, chefe do Instituto Cultural Tebyan, que desenvolveu o Hamdam, a diferença agora é que a ferramenta vai atingir um número maior de usuários.

População envelhecida

Teerã tem trabalhado para evitar o envelhecimento da população, problema que os radicais atribuem à influência cultural e social do Ocidente. As estatísticas indicam que o país tem cerca de 13 milhões de jovens solteiros, entre 18 e 35 anos, dentro de uma população geral de quase 83 milhões de pessoas.

Em março, o parlamento do Irã, sob a liderança dos políticos conservadores, aprovou o projeto de lei chamado “Crescimento Populacional e Apoio às Famílias”. A meta é oferecer incentivos financeiros significativos para o casamento e incentivar as pessoas a terem mais de dois filhos, além de limitar o acesso ao aborto. A lei aguarda aprovação do Conselho Tutelar, que verifica se os projetos são compatíveis com a lei islâmica e a Constituição.

A REFERÊNCIA

Deixe um comentário

Veja também...