O júri de Thiago Mayson iniciou na sexta e finalizou na madrugada de sábado (30)
Mãe da estudante Janaína Bezerra, Maria do Socorro Silva relatou a indignação ao saber que o acusado de matar e estuprar a sua filha, Thiago Mayson da Silva Barbosa, pegou pena de apenas 18 anos e seis meses de prisão.
“Eu não estava esperando. Fiquei indignada, quando falaram 18 anos. Ele agrediu a minha filha até a morte. Minha filha veio com o olho sangrando. Como é que ele pega 18 anos (de prisão?). Eu nunca vi isso na minha vida, um crime desses, e um ‘vagabundo’ desses, pegar só 18 anos”, desabafa a mãe.
Maria do Socorro conta que a acusação vai recorrer da sentença para aumentar a pena. O júri popular iniciou na sexta-feira (29) e finalizou na madrugada deste sábado (30) no Fórum Civil e Criminal de Teresina (PI).
Thiago Mayson foi condenado pelos crimes de homicídio culposo, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver (já que ele estuprou a vítima depois de morta) e fraude processual (por interferir nas provas). A qualificadora do feminicídio foi desqualificada. Por isso, a pena foi menor. Esperava-se pena superior a 40 anos.
“A gente vai lutar sim para aumentar a sentença. Só pegou 18 anos. Ele vai cumprir uns 10 anos e vai sair por bom comportamento porque tem estudo. Ele vai sair e fazer a mesma ‘porcaria’ que fez”, disse a mãe.
O CRIME
O laudo do Instituto de Medicina Legal de Teresina (IML) apontou que a estudante teve o pescoço quebrado e foi vítima de violência sexual, no dia 28 de janeiro de 2023, dentro de uma sala da Universidade Federal do Piauí, após uma festa de calourada na instituição.
O crime aconteceu em uma sala do Programa de Pós-Graduação em Matemática, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI. O réu era mestrando e tinha uma chave de acesso ao local. Na sala, a polícia civil encontrou um colchão e uma mesa com vestígios de sangue. Os materiais foram apreendidos.
Segundo o laudo do IML, a causa da morte aponta para trauma raquimedular por ação contundente, ou seja, houve uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, o que causou lesão da medula espinhal e a morte.
reprodução: ClubeNews