Mais de 160 famílias ficam ilhadas devido à cheia do rio Parnaíba em Luzilândia

Os povoados atingidos só têm acesso via canoas.

No município de Luzilândia, localizado a 234 km de Teresina, a situação das comunidades rurais é preocupante devido à cheia do rio Parnaíba, que ultrapassou a cota de inundação e deixou 161 famílias ilhadas.

Os povoados atingidos, Vereda dos Sales, Angelim, Muricizinho, Várzea Redonda e Suruegua, só têm acesso via canoas, o que dificulta a vida dos moradores.

Conforme o coordenador de Defesa Civil da cidade, Carlos Alberto, as equipes estão empenhadas em realizar o cadastro de todas as famílias ilhadas até a próxima terça-feira, visando garantir auxílio humanitário. “Estamos fazendo cadastro das famílias para vir ajuda de alimentos, grãos para plantio, material de higiene pessoal. A gente faz o cadastro e envia para a Defesa Civil Estadual para eles providenciarem isso”, destacou.

Enquanto isso, na zona urbana de Luzilândia, o coordenador garantiu que não há famílias desabrigadas ou desalojadas, mas as equipes estão alerta para possíveis ocorrências.

“Na zona urbana o rio já chegou no asfalto, mas não invadiu casas. A Defesa Civil já está preparada com caminhões, locais preparados para receber as famílias caso seja necessário. Temos 20 homens de sobreaviso, equipes de resgate da Guarda Civil para precisar caso famílias fiquem inundadas”, explicou.

A Defesa Civil de Luzilândia também disponibilizou o telefone 86 9 8165-3995 da Guarda Civil Municipal, que funciona 24 horas, para casos de emergência.

O monitoramento do Serviço Geológico do Brasil aponta que o nível do rio Parnaíba está atualmente em 5,78 m, acima da cota de inundação de 5,70 m.

A previsão é de redução nas próximas 12 horas, mas ainda em situação de inundação.

Deixe um comentário

Veja também...