Menina ganha na Justiça direito de jogar campeonato de futebol com garotos

Foi preciso entrar na justiça para permitir que uma menina brasileira pudesse disputar um campeonato de futebol junto com garotos. E depois que conseguiu, ela recebeu o apoio de várias jogadoras famosas!

A escola da Emanuelle, de 10 anos, não tem um time de futebol feminino. Como ela ama o esporte e já o pratica desde os cinco anos, decidiu que lutaria e conquistaria o espaço dela, disputando ao lado de garotos. E ela conseguiu!

O direito foi conquistado após a família da Emanuelle entrar na justiça, pedindo que a escola permitisse que a garota jogue o campeonato. A decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais foi favorável à aluna.

Daniele Alves de Oliveira Martins, mãe de Emanuelle, conta que antes de entrar com a ação, tentou todo tipo de acordo com a instituição, mas sempre recebeu um não como resposta.

Diretoria disse não

Emanuelle não foi autorizada a jogar o torneio de futebol da escola, porque a direção disse para mãe dela que não seria possível formar uma equipe feminina.

Segundo a diretora, não havia meninas suficientes para um time e seria preciso até perguntar se um dos meninos do time concordaria em dar lugar no time para uma menina jogar.

Abriu uma campanha

Foi então que Daniele resolveu iniciar uma campanha. A menina ficou conhecida em toda a escola logo após a festa junina, quando a mãe espalhou cartazes com a frase “Eu só quero jogar futebol com meus amigos.”

Outros colegas e pais também participaram do ato: “Mulher gosta de futebol sim e joga muito bem, obrigada.”

“Nós não estamos falando de um campeonato, sabe, profissional e tudo. Nós estamos falando de criança, e onde os meninos com quem ela tem amizade na escola eles querem, eles falam: ‘Manu, vamos jogar. Se você jogar nós vamos ter mais chances de ganhar’”, contou Daniele.

Juíza acatou o pedido

Na decisão, a Justiça diz que não é razoável não autorizar a participação de Emanuelle no torneio apenas pela ausência de equipes femininas na disputa.

Foi determinado que a escola aceite a inscrição no torneio de futebol, sob pena de multa de R$ 20 mil em caso de descumprimento da decisão.

Em nota, o colégio Santa Rita informou que não tem ciência de qualquer determinação judicial sobre o assunto.

Já participa do time masculino nas aulas

Além de treinar na escolinha de futebol desde pequenininha com os meninos, Emanuelle também participa do time masculino nas aulas de educação física na própria escola. E ela já tinha pedido outras vezes para participar dos torneios.

Agora a menina está muito feliz, recebeu os parabéns de muitas colegas.

“Eu fico muito feliz, porque eu vou poder jogar com os meus amigos e eu vou me divertir muito. É a gente conseguir o que a gente quer, conseguir os nossos direitos. Eu estou me sentindo muito feliz, e muito orgulhosa de mim mesmo e da minha mãe”, diz Emanuelle.

Apoio de jogadoras famosas

Emanuelle não sabia que a história dela se tornaria um exemplo de empoderamento feminino e ficou emocionada ao receber as mensagens de tantas mulheres que venceram barreiras no Brasil fazendo gols e comemorando com todas nós.

“Quero falar para você nunca, nunca, nunca desistir dos seus sonhos. Copntinue sendo essa menina aguerrida, batalhadora, que eu tenho certeza que vai chegar aonde você sempre sonhou”, diz a jogadora Debinha, atacante da seleção.

“Fica firme, estamos juntos, e não mude o seu sonho, mude o mundo”, afirma a jogadora Andressa Alves, atacante do Roma.

“Desejo boa sorte para você e tenho certeza que você vai tirar os próximos desafios de letra. E seja uma menina muito forte e lute pelos seus sonhos, seus objetivos”, afirma a jogadora Cristiane, maior artilheira da história das Olimpíadas.

“Acredito que temos que ser perseverantes, lutar sempre pelos nossos objetivos e, assim como você, eu lutei e hoje estou aqui na Seleção”, diz a jogadora Duda Sampaio, meia da seleção.

Ao ser perguntada como ela estava se sentindo, Emanuelle foi rápida na resposta: “Muito poderosa!”

Emanuelle já vai participar do primeiro campeonato, junto com os amigos - Foto: arquivo pessoal

Emanuelle já vai participar do primeiro campeonato, junto com os amigos – Foto: arquivo pessoal

A mãe de Emanuelle espalhou cartazes por toda a escola - Foto: arquivo pessoal

A mãe de Emanuelle espalhou cartazes por toda a escola – Foto: arquivo pessoal

Com informações do Hoje em Dia

Deixe um comentário

Veja também...