Metade dos brasileiros não consegue planejar o futuro

Ter um planejamento financeiro para os próximos anos é essencial para se proteger dos imprevistos e alcançar objetivos pessoais ou profissionais. O problema é que, segundo uma pesquisa feita pela Leve, fintech de educação financeira, mais da metade dos brasileiros não sabe se organizar para realizar essas metas de longo prazo.

Na avaliação de especialistas, a ausência de conhecimento sobre finanças e o baixo orçamento são as principais barreiras enfrentadas pelas pessoas na hora de pensar no futuro.

A pesquisa ouviu 3.450 pessoas de diversas regiões do país durante os meses de novembro e dezembro de 2021. De acordo com o estudo, 52% dos entrevistados não possuem ou não sabem como montar um planejamento financeiro para os próximos anos. Além disso, 46% disseram que não se sentem confiantes em estabelecer metas de longo prazo.

“Isso é um reflexo da falta de educação de base do brasileiro para entender que, se você ganha R$ 10.000, deve gastar R$ 8.000, pois é preciso economizar para conseguir pagar IPVA, IPTU, por exemplo, daqui a dois meses”, cita Gustavo Raposo, CEO da fintech Leve, como uma das principais causas.

Segundo Raposo, esse comportamento é mais acentuado entre os mais jovens do que entre os mais velhos. Na visão dele, a diferença se deve ao período de vivência das gerações. “A geração mais nova viveu num Brasil de pleno emprego e sem inflação alta. Esses jovens não viveram tempos difíceis e não se preocupam tanto com o futuro”, avalia o CEO da Leve.

Fonte: R7

dinheiro

Deixe um comentário

Veja também...