Motorista e empresários são indiciados por tragédia com ônibus no Sul do Piauí

Sete pessoas morreram no acidente; motorista reserva descansava no bagageiro, local impróprio e sem segurança

A Polícia Civil do Piauí indiciou o motorista e os empresários responsáveis pelo ônibus envolvido em um grave acidente na BR-135, entre os municípios de São Gonçalo e Corrente, no Sul do estado. A tragédia, registrada no dia 7 de janeiro, resultou na morte de sete pessoas, incluindo o motorista reserva, que descansava de forma irregular no bagageiro do veículo.

De acordo com o delegado Diogo Noronha, responsável pela investigação, o inquérito concluiu que houve práticas de homicídio simples e culposo. A morte do motorista reserva, Kaique Glauber Lucio de Farias, foi classificada como homicídio simples, já que ele descansava no bagageiro um espaço inadequado e sem qualquer item de segurança. A empresa foi responsabilizada por não fornecer um assento apropriado para o descanso e o condutor titular por permitir a permanência do colega no local.

Segundo o delegado, o motorista dirigia a 110 km/h em uma via molhada, com ondulações e à noite, mesmo tendo relatado sinais de fadiga, como sonolência e cansaço muscular. “O bagageiro abrigava ao menos 12 pessoas descansando. No impacto, as bagagens se deslocaram, causando múltiplos traumas nas vítimas. Kaique foi lançado e acabou morrendo esmagado com o peso do ônibus”, relatou.

Além disso, os empresários e o motorista poderão responder por homicídio culposo pelas mortes dos seis passageiros que estavam sem o cinto de segurança. Embora os equipamentos estivessem em funcionamento, não havia fiscalização nem orientação adequada sobre o uso obrigatório. Problemas mecânicos também foram identificados, como pneus carecas e desalinhados.

A Polícia ainda destacou que a viagem era realizada sem autorização da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), o que configura transporte interestadual irregular. O condutor também será autuado por exercício ilegal da profissão.

Vítimas:

Todos os mortos eram naturais do estado do Ceará. São eles:

Kaique Glauber Lucio de Farias (motorista)

Antônio Jackes Pereira de Vasconcelos

Emanuel da Cruz Silva Belizardo

Miguel Oliveira de Freitas

Graceli Barroso Rufino de Freitas

Alexandre Barros Teófilo

Antônia Maria de Castro

Deixe um comentário

Veja também...