No 5º dia de guerra, Rússia e Ucrânia se reúnem e tentam cessar-fogo

Pelo segundo dia consecutivo Rússia e Ucrânia se reúnem na tentativa de negociar um cessar-fogo. O Leste Europeu vive o quinto dia de bombardeios. A escalada da violência na guerra tem aumentado, atingindo civis e ganhando e sob o risco do uso de armas nucleares.

Na manhã desta segunda-feira (28/2), representantes dos dois países estão reunidos na fronteira de Belarus e Ucrânia, na região próxima a Chernobyl.

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não participam do encontro. A Ucrânia exigirá um cessar-fogo “imediato”.

A Ucrânia vive o quinto dia de bombardeio. Kiev, a capital e coração do poder, e Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana, estão sob forte bombardeio.

Belarus também fez ataques à Ucrânia e cedeu a fronteira para a invasão russa. Apesar da investida, o governo bielorrusso garantiu que não terá ação militar durante a reunião.

“Podem se sentir completamente seguros”, declarou o ministro bielorrusso das Relações Exteriores, Vladimir Makei, ao receber as comitivas.

A delegação ucraniana se deslocou em dois helicópteros, conforme relatado pela agência russa Ria Novosti. Na manhã de segunda-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Bielorrússia publicou uma foto da sala para as negociações, anunciando que o local estava preparado.

A delegação russa, chefiada por Vladimir Medinsky, assessor do presidente Vladimir Putin e ex-ministro da Cultura, chegou a Gomel, leste da Bielorrússia, no sábado (26/2).

No domingo (27/2), a tensão foi elevada ao extremo após Putin colocar “forças nucleares em alerta“. Horas depois, um assessor do ministro do Interior da Ucrânia disse que as negociações tinham começado, mesmo sob a ameaça.

Fonte – Metrópoles

Deixe um comentário

Veja também...