Teresina vai sediar a terceira edição do Nordeste ON (NEON), o maior evento de inovação e empreendedorismo da região nordestina. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de julho, no Centro de Convenções de Teresina, com a expectativa de reunir mais de 15 mil pessoas e contar com a participação de mais de 200 startups de todo o Brasil. O NEON foi lançado nesta terça-feira (22) pelo governador do estado, Rafael Fonteles, em cerimônia no Palácio de Karnak.
“É o maior evento de inovação e empreendedorismo do Nordeste. Todos os atores do processo de inovação vão estar no mesmo espaço: startups, governo, universidades, financiadores desses projetos que podem crescer. Acreditamos fortemente que o desenvolvimento depende dos padrões de inovação tecnológica. Por isso, receber esse evento nacional será muito importante para continuarmos na evolução da inovação e do empreendedorismo no estado do Piauí”, declarou o governador.
“Há quatro anos, 8% das startups do Brasil estavam aqui. Hoje, já são quase 30%. O investimento em educação — como temos visto no Piauí, no ensino fundamental, médio, técnico e superior — somado à criatividade e à iniciativa do povo nordestino, especialmente dessa juventude que enfrenta os desafios, tem gerado inovação. O Nordeste tem ampliado sua atuação, e a organização dos ecossistemas na região tem avançado rapidamente”, afirmou.
De acordo com o superintendente do Sebrae Piauí, Júlio César Filho, o evento consolida o protagonismo do estado na área da inovação.
“O Piauí é hoje um celeiro de inovação e tecnologia. Com a realização do NEON, teremos a oportunidade de mostrar todo o nosso potencial para o Nordeste e para o Brasil. Serão mais de 200 startups reunidas, mostrando soluções, participando de mentorias, consultorias e se conectando com quem movimenta o setor”, comentou.
Segundo o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, o estado já vive um momento de consolidação no setor de base tecnológica.
“Estamos cada vez mais convictos de que o Piauí entrou de vez no setor das startups, no setor das empresas de base tecnológica. Teresina é vocacionada para isso, porque, quando se fala de startups, de empresas de tecnologia, estamos falando de cérebro, de mão de obra qualificada — que é uma vocação da capital, uma vocação de Teresina”, declarou.
O empresário Rafael Rocha, da startup piauiense RevGas, que atua há sete anos com tecnologia voltada para a revenda de gás, reforçou a importância da feira.
“Enxergamos o NEON como uma vitrine para apresentar nosso produto, mostrar o que estamos desenvolvendo e, principalmente, para conhecer novas iniciativas. É um momento de confraternização, de conhecimento, de aprender com as outras startups, com as palestras, com tudo que envolve o evento”, afirmou.