Operação combate crimes sexuais contra crianças e adolescentes no Piauí

Ação conjunta entre PF e Polícia Civil resultou em seis buscas em Parnaíba, Teresina e Altos

 

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (14), a Operação Proteção Integral II, que tem como objetivo combater crimes cibernéticos envolvendo abuso sexual contra crianças e adolescentes. A ação ocorre em âmbito nacional e contou com o cumprimento de mandados também no Piauí.

No estado, foram executadas seis ordens judiciais de busca e apreensão. Três delas foram cumpridas pela Polícia Federal em Parnaíba, e outras três pela Polícia Civil, nas cidades de Teresina e Altos.

Segundo a Polícia Federal, “a operação busca integrar forças policiais federais e estaduais no combate a crimes de abuso sexual infantojuvenil, visando a identificação e responsabilização de pessoas que armazenam, compartilham, produzem ou vendem esse tipo de material. A ação também reforça o compromisso dos agentes públicos na proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes.”

Atuação nacional

A Operação Proteção Integral II está sendo realizada simultaneamente em todo o país, com a execução de 130 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva, abrangendo todas as unidades da federação. Ao todo, participam da operação 467 policiais federais e 156 policiais civis.

Durante o cumprimento dos mandados, 35 pessoas foram presas em flagrante. De janeiro a abril de 2025, a Polícia Federal já cumpriu 612 mandados de prisão de foragidos da Justiça por crimes sexuais, demonstrando o engajamento das diversas áreas da instituição no enfrentamento a esse tipo de crime.

A PF reforça a importância da vigilância familiar: “A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.”

Deixe um comentário

Veja também...