Polícia Civil e Secretaria do Meio Ambiente realizam ação para combater caça ilegal de animais silvestres.
Na manhã desta terça-feira (02), a região de Valença do Piauí foi palco da Operação “Vale do Sambito”, uma ação conjunta realizada pela Polícia Civil do Piauí em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O objetivo da operação é combater crimes ambientais, em especial a caça ilegal de animais silvestres.
Com a participação de 80 policiais, a operação envolveu o cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços rurais da região. Durante a ação, foram apreendidas dez armas de fogo, sendo nove espingardas e um revólver — e até o momento — cinco pessoas foram presas.
O delegado da Polícia Civil, Willame Moraes, destacou que o foco da operação era coibir a prática da caça ilegal de animais silvestres, que tem sido recorrente em alguns municípios.
“Nossa atuação hoje engloba três municípios, o de Valença, Pimenteiras e São Miguel do Tapuio, onde este tipo de crime tem ocorrido com frequência”, ressaltou o delegado.
Operação deflagrada combate crimes ambientais na região de Valença do Piauí. FOTO: ASCOM Polícia Civil.
Além da Polícia Civil e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a operação contou com o apoio da Polícia Militar e da Força Estadual de Segurança Pública, reforçando o compromisso das autoridades em combater os crimes ambientais na região.
A população foi orientada a denunciar qualquer atividade ilegal relacionada ao meio ambiente, contribuindo assim para a preservação da fauna e flora local.