Pagamento do 13º do INSS para aposentados e pensionistas é antecipado

Medida visa aliviar impactos da pandemia e estimular economia do país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira, (13), a antecipação do pagamento do abono anual devido aos aposentados e pensionistas da Previdência Social, conhecido como o “13º do INSS”. O decreto com a medida foi publicado no Diário Oficial da União e abrange pessoas que, neste ano, tenham recebido aposentadoria, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão da Previdência Social.

Os pagamentos do abono serão iniciados em abril e seguirão um calendário definido de acordo com o último número do Número de Identificação Social (NIS). A primeira parcela será depositada junto com o pagamento do benefício em abril, enquanto a segunda parcela será depositada em maio, também junto com o pagamento mensal.

Essa antecipação do abono é uma medida adotada nos últimos quatro anos e tem o objetivo de aliviar os impactos da pandemia de Covid-19 e estimular a economia do país. Normalmente, o abono é pago no segundo semestre, nos meses de agosto e novembro.

A antecipação tem se mostrado eficaz tanto para os beneficiários quanto para o aquecimento da economia.

É importante ressaltar que o piso nacional atual para aposentadorias, pensões por morte e auxílios-doença em 2024 é de R$ 1.412. Já o teto do INSS, que estabelece o valor máximo de qualquer benefício pago pelo instituto, é de R$ 7.786,02.

Confira ao calendário de pagamentos:calendario de pagamento inss 2024 13032024070537352 1710332871 1710333949

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Veja também...