Pessoa com deficiência terá novo RG no Piauí com validade nacional

A Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) inaugurou, na segunda-feira (3), uma sala voltada para a emissão de novo RG no Piauí com validade nacional. O documento será unificado e a diferença para a outra é a simbologia no documento.

Juarez Carvalho, perito criminal e diretor do Instituto de Biometria Forense no Piauí, explicou que “o documento segue o padrão nacional e que trará como uma das principais vantagens para a pessoa com deficiência a falta de necessidade de andar com o laudo para comprovar a deficiência”. “O cidadão, portador de necessidades especiais, não precisará estar de posse dos laudos médicos. Porque o RG já é um documento de fé pública. Aquela simbologia, atrás da carteira, já irá garantir ao portador do documento todos os atos da vida civil previstos na legislação para aquela condição de saúde”, justificou Juarez Carvalho

A pessoa com deficiência que quiser ter acesso a essa carteira deverá se dirigir até a sede da SEID para fazer a solicitação do documento.

“Ele pode apresentar um laudo médico para comprovar a condição de saúde dele. Uma vez que ele apresente esse laudo e manifeste esse interesse, na emissão do RG vai constar uma simbologia que dá conta da condição de saúde do portador do documento, como uma cadeira de rodas, por exemplo”, afirmou o perito.

Kelson Brito, chefe do posto da SEID, pede para que pessoas com deficiência irem até o órgão, que fica localizado na rua Álvaro Mendes, para retirar o documento.

Deixe um comentário

Veja também...