A Petrobras lançou, nesta quarta-feira (1º), uma nova seleção pública para projetos culturais em todo o país. O investimento previsto é de R$ 270 milhões, o maior já destinado ao setor na história da estatal. Os recursos serão viabilizados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei do Audiovisual.

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 31 deste mês. A análise das propostas será realizada a partir de agosto, e o resultado deverá ser divulgado no dia 30 de novembro. Já o repasse dos recursos aos projetos contemplados começa em maio de 2027.
Na cerimônia de lançamento, o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, ressaltou que o papel do governo é ampliar as vozes e fazer com que diferentes pessoas possam ter vez.
“Oportunidade a gente cria com política pública e com a garantia de que a política pública, como essa chamada pública, abrace a diversidade, as diferenças dos territórios brasileiros, reconheça aqueles territórios que são consagrados como mais importantes, melhore da sua primeira edição para a sua segunda, através de um processo de escuta, construa algo estável, com investimento crescente e em diálogo com a comunidade cultural.”
O edital da Seleção Petrobras Cultural 2026 traz uma novidade importante para ampliar a distribuição dos investimentos pelo país. Pelo menos R$ 40,5 milhões, o equivalente a 15% do valor total, serão reservados para cada uma das regiões brasileiras. A medida foi criada para reduzir a concentração de recursos no Sudeste e no Sul.
Além disso, o programa estabelece que todos os estados e o Distrito Federal deverão ter, no mínimo, dois projetos selecionados. Outra meta é ampliar a diversidade cultural: um quarto das iniciativas apoiadas deverá ter como foco grupos historicamente sub-representados nas artes, como mulheres, população negra, povos indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e comunidades tradicionais.
Ao todo, serão 11 modalidades de patrocínio. Duas delas estreiam nesta edição: produção de games e incubação e desenvolvimento cultural. O objetivo é ampliar a atuação em diferentes segmentos da economia criativa e diversificar os investimentos, tradicionalmente mais associados ao cinema nacional.
2:49



