PF deflagra Operação Chassifá II para combater fraude em documentos públicos e privados

Ação mira núcleo criminoso que atuava nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará; documentos falsificados eram usados em fraudes contra a Caixa Econômica

 

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10/4), a Operação Chassifá II, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na falsificação de documentos utilizados em fraudes contra diversas instituições públicas e privadas. A operação é um desdobramento da Chassifá I, iniciada em 2024.

As investigações indicaram que os suspeitos recrutavam terceiros para confeccionar documentos falsos, como RG, CNH, comprovantes de renda e residência, além de registros cartorários, com a finalidade de viabilizar fraudes contra a Caixa Econômica Federal (CEF).

As apurações também revelaram a existência de uma rede criminosa estruturada em núcleos independentes, espalhados por diversos estados brasileiros.

A etapa atual da operação tem como alvo o núcleo que atuava nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Os envolvidos poderão responder por crimes como estelionato majorado, falsidade ideológica e uso de documento falso.

A Polícia Federal aproveitou para alertar a população quanto à segurança de seus dados pessoais. A orientação é evitar o compartilhamento de informações sensíveis por aplicativos de mensagens ou sites não confiáveis, além de registrar boletim de ocorrência em casos de perda, roubo ou furto de documentos. Também é recomendado monitorar o CPF junto aos órgãos de proteção ao crédito, para identificar possíveis usos indevidos.

Deixe um comentário

Veja também...