O Piauí atingiu, em apenas quatro meses, quase metade do total de empresas abertas ao longo de todo o ano passado. Segundo dados divulgados pela Junta Comercial do Estado (Jucepi), de janeiro a abril de 2025, foram registradas 15.172 novas empresas, o que representa 49,97% das 30.359 formalizações realizadas em 2024.
O crescimento é atribuído, em grande parte, à digitalização e à desburocratização dos serviços da Jucepi. Atualmente, o tempo médio para abrir uma empresa no estado caiu para apenas 16 minutos, o que tem sido apontado como um dos grandes diferenciais para os empreendedores. Os setores de comércio varejista e atacadista, hotelaria e prestação de serviços lideram a procura por formalização.
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, destaca ainda a mudança no perfil das novas empresas, com aumento no porte econômico das que se instalam no estado. Segundo ela, a atração de investimentos internacionais tem contribuído para esse novo cenário, impulsionada pelas ações do governador Rafael Fonteles, que vem promovendo o potencial econômico do Piauí em viagens ao exterior.