A ação ocorrerá em diversos municípios, incluindo Teresina e Parnaíba, com postos de vacinação abertos das 8h às 17h.
No próximo sábado (17), o Piauí promoverá o Dia D de vacinação contra a Influenza e o HPV, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra doenças respiratórias e cânceres relacionados ao papilomavírus humano. A ação ocorrerá em diversos municípios, incluindo Teresina e Parnaíba, com postos de vacinação abertos das 8h às 17h.
A vacina contra a influenza estará disponível para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. Desde março, a vacina contra a gripe passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação, tornando-se permanente para esses grupos. Em 2024, cerca de 112,9 mil crianças foram imunizadas no estado, e a expectativa é aumentar esse número com a ação deste sábado.
Já a vacinação contra o HPV terá como foco jovens de 15 a 19 anos, faixa etária com maior índice de não vacinação no estado. Estima-se que aproximadamente 40,1 mil adolescentes nesse grupo ainda não tenham recebido nenhuma dose da vacina. A meta é vacinar ao menos 90% desse público-alvo, com ações em escolas, universidades e unidades de saúde.
A vacina contra o HPV passou a ser oferecida em dose única desde 2024, o que facilita o acesso e aumenta a adesão. Ela protege contra os tipos do vírus responsáveis por cânceres de colo do útero, pênis, ânus, orofaringe, vagina e vulva. A imunização também contribui para interromper a cadeia de transmissão do vírus, beneficiando toda a população.
“A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí reforça a importância da participação da população para alcançar as metas de vacinação e reduzir a incidência de doenças preveníveis. A ação deste sábado é uma oportunidade para que pais, responsáveis e jovens se imunizem e contribuam para a saúde coletiva”, destaca a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.