Piauí se posiciona como Estado que deve liderar o setor Verde

A Brazil Energy Conference 2025 já reúne mais de 4 mil participantes para discutir soluções para a transição energética global.

A força do Piauí como protagonista nacional em energias renováveis foi o ponto central do discurso do presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, durante a abertura da Brazil Energy Conference 2025, nesta terça-feira (4), em Teresina.

Realizada pela Agência em parceria com o Governo do Estado e instituições nacionais e internacionais, a conferência segue até o dia 7 de junho no Centro de Convenções. O evento já reúne mais de 4 mil participantes, entre especialistas, empresas, gestores públicos e acadêmicos, para discutir soluções para a transição energética global.

No pronunciamento que marcou a abertura oficial do evento, Victor Hugo destacou o papel estratégico do Piauí para liderar o setor verde, enfatizando que o estado ocupa a terceira posição nacional em produção de energias solar e eólica, e que, em termos proporcionais à matriz energética, é líder absoluto em geração renovável.

.

WhatsApp Image 2025 06 05 at 10.43.06 scaled

“Não é à toa que conseguimos reunir aqui as principais lideranças do setor. O Piauí está na vanguarda das discussões sobre energia limpa no Brasil”, afirmou. Ele também apontou que a estruturação do evento é resultado de um esforço coordenado para posicionar o estado no mapa global de investimentos sustentáveis.

O gestor reforçou que a Investe Piauí, criada para atrair investimentos e articular setores estratégicos, é parte fundamental dessa engrenagem. “A Agência foi pensada para promover colisões positivas entre o setor produtivo, a academia e o poder público. Esse evento reflete exatamente essa missão. O auditório está lotado de empresas, muitas das quais vieram ao Piauí por meio do esforço direto do governador Rafael Fonteles”, pontuou.

WhatsApp Image 2025 06 05 at 10.43.09 scaled

Para Victor Hugo, a Brazil Energy Conference consolida-se como um marco no calendário de eventos estratégicos do estado, posicionando o Piauí como referência em inovação, sustentabilidade e atração de investimentos de alto impacto. “Estamos aqui para discutir os detalhes: infraestrutura de transmissão, incentivos, política pública. O Piauí é o melhor lugar do Brasil para investir em economia verde e em transição energética”, concluiu.

A programação da conferência inclui painéis técnicos, oficinas e exposições de empresas do setor energético. Segundo Victor Hugo, a presença de grandes companhias como Solatio e Green Energy Park é indicativo da confiança do mercado no ambiente favorável do Piauí.

 

Deixe um comentário

Veja também...