Piauí terá chuva de até 20 meteoros por hora; saiba como observar

As chuvas de meteoros, incluindo a Delta Aquáridas, são eventos anuais e previsíveis, associados a trilhas de detritos deixados por cometas

A partir deste mês, os céus do Piauí e de diversos estados do Nordeste serão iluminados pela chuva de meteoros Delta Aquáridas, resultado dos detritos deixados pelos cometas Marsden e Kracht em nossa órbita. Esse fenômeno anual atingirá seu ápice na noite de 31 de julho, oferecendo aos observadores a chance de presenciar até 20 meteoros por hora

Esta será uma excelente oportunidade para observar a chuva de meteoros, pois a Lua estará em fase minguante, o que reduz significativamente a luminosidade no céu.

A chuva é causada por destroços de algum meteoro não identificado e é batizado como Delta Aquáridas por aparecer no céu próxima da constelação de Aquário, especificamente de uma das estrelas mais brilhantes da constelação.

 whatsapp image 2024 07 18 at 13 10 05 1721322567

A chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul irá irradiar da constelação de Aquário.Fonte: Astronomy Magazine/EXOSS.

 

O professor de ciências Raul Mendes frisou que, embora popularmente chamado de estrela cadente”, o evento não tem qualquer relação com estrelas. “A luz que ele emitem é devido a reação com a nossa atmosfera. Teremos muitos bólidos nesse mês, principalmente no último dia. Serão mais de 15 por hora. O que ocorreu no dia 13 foi um super bólido. Quem viu teve uma grande sorte, pois apesar de previsto, eles são raríssimos. Esse momento está acontecendo devido ao momento em que a Terra está passando por intenso “lixo” espacial”, ressaltou o professor.

O céu nordestino foi iluminado por um meteoro, no último sábado 13 de julho. O fenômeno foi visto em cidades da Bahia, do Ceará, Rio Grande do Norte e especialmente do Piauí.

Franklin Rinaldo, também professor de física, explicou que essa chuva de meteoros pode ser vista a olho nu. Porém, ele reforça que lugares afastados dos grandes centros urbanos são os melhores para observar fenômenos como esse. ”O pico da Delta Aquáridas será na noite de 31 de julho. Tente observar também nas noites próximas ao pico, pois a atividade pode ser alta. Local com pouca poluição luminosa, ideal para observação do céu noturno seria o Parque Nacional de Sete Cidades. Outro local excelente, qualquer área rural longe das luzes das cidades é adequada. Considere fazendas ou pequenas comunidades”, afirmou o físico.

1721323943772 f8a32a77d666000a4fc74407249e757c67e4df0cUm evento aguardado em julho é a chuva de meteoros Delta Aquaridas
Crédito: Reprodução/Pexels/Aleksandar Pasaric

Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de julho de 2024

21/07: Lua Cheia

24/07: Conjunção entre Lua e Saturno e ocultação lunar de Saturno

27/07: Lua em Quarto Minguante

31/07: Pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul

Dicas Gerais para Observar Chuvas de Meteoros

– Encontre um local escuro, longe da poluição luminosa das cidades;

– Locais: Parques nacionais como a Serra da Capivara e Sete Cidades, além de áreas rurais no Piauí;

– Permita que seus olhos se ajustem à escuridão, o que pode levar de 20 a 30 minutos;
– Evite usar o celular ou qualquer luz brilhante durante a observação.

Equipamento

– Não é necessário usar telescópios ou binóculos; os meteoros são melhor observados a olho nu;
– Leve uma cadeira reclinável ou uma esteira para deitar confortavelmente e observar o céu.

Aplicativos de Astronomia, Calendários e Sites de Astronomia

– Utilize aplicativos como SkySafari, Star Walk ou Stellarium para receber notificações sobre a chuva de meteoros e identificar constelações e pontos de radiação;

– Consulte sites como American Meteor Society e International Meteor Organization para atualizações e informações detalhadas.

As chuvas de meteoros, incluindo a Delta Aquáridas, são eventos anuais e previsíveis, associados a trilhas de detritos deixados por cometas.

Deixe um comentário

Veja também...