Piauiense: Estadual começa dia 15 de janeiro. Oito times participam da competição

Campeonato Piauiense de Futebol 2022 está marcado para começar no dia 15 de janeiro e terá a participação de oito agremiações: 4 de Julho, Altos, Corisabbá, Flamengo, Fluminense, Oeirense, Parnahyba e River. Na temporada de 2021 o Altos foi o campeão e o Fluminense, o vice.
O campeão de 2022 será conhecido no dia 3 de abril, data do jogo de volta das finais. No arbitral foram definidas as regras do certame. O Piauiense será disputado em três fases distintas. Na fase classificatória, os clubes jogarão entre si, em rodadas em jogos de ida e volta, classificando-se para a fase seguinte os quatro clubes de melhor índice técnico em toda a competição.

FASE FINAL
Na fase semifinal será realizada em jogos de ida e volta, sendo o segundo jogo com o mando de campo do clube de melhor índice técnico da fase classificatória. Se, ao final da segunda partida, houver empate entre as duas agremiações, em número de pontos ganhos e em saldo de gols, avança para as finais o clube de melhor índice técnico na fase classificatória.
A decisão do Piauiense 2022 será realizada em dois jogos, sendo o segundo jogo, com o mando de campo da equipe de melhor índice técnico, em toda a competição, somando-se as duas fases anteriores. Em caso de empate, será declarada campeã a equipe de melhor campanha em toda a competição. 

VAGAS EM JOGO

Segundo a Federação,  o campeão piauiense de 2022 ganhará uma das vagas da Copa do Brasil 2023, uma vaga para a Copa do Nordeste 2023 e uma vaga para a Série D 2023. Ao vice-campeão piauiense de 2022 será ofertada a segunda vaga para participação na Copa do Brasil 2023 e a segunda vaga para a Série D 2023. As duas últimas equipes classificadas no Campeonato Piauiense de 2022, serão rebaixadas para a 2ª Divisão de 2023, havendo o acesso de dois clubes primeiros colocados da Segunda Divisão de 2022 para a Primeira Divisão de 2023. 

Os jogos do estadual serão realizados nas cidades de Teresina, Piripiri, Parnaíba, Floriano e Oeiras. O Altos optou por mandar os seus jogos no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. Com isso, quatro clubes terão mando de campo na capital.

PÚBLICO

De acordo com a FPF,  expectativa é de que a competição ocorra com a presença público. Para isso, a FFP alertou os clubes quanto a necessidade de atualização dos laudos técnicos das praças esportivas. A comissão de vistoria dos estádios irá visitar os locais previstos para receber os jogos do estadual tanto no interior, quanto em Teresina. Dentre os documentos exigidos estão o laudo de segurança, o laudo de engenharia, além dos laudos da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. 

FUTEBO DO INTERIOR

Deixe um comentário

Veja também...