Já faz nove dias que a piauiense, de José de Freitas, Isabelle Maria de apenas 12 anos, conquistou a medalha de bronze na categoria Mini C1 Infantil no Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade Paracanoagem, em Cascavel, no Paraná.
Foi a primeira vez que o Piauí levou uma delegação para a competição nacional.
De volta à rotina, após essa grande conquista, Isabella continua com os treinos e pretende ir mais adiante em busca de seus objetivos: “É uma sensação maravilhosa conseguir essa medalha. Eu estava segura de que ia conseguir . Parece que a ficha ainda não caiu”, disse.
E continuou: “Quero continuar nos treinos, ir adiante nos meus sonhos. O próximo passo é ir para Tóquio e acreditar que vai dar certo. E continuar com os meus estudos que é o principal” , disse Isabella.
Till Neves é o instrutor da Escola Iporanga, em José de Freitas. Desde junho de 2021 é instruir técnico. Foi fundada em 2018 com a presença de Luiz Carlos Cardoso medalhista de Tóquio.
Till Neves informou que começou o trabalho com cinco alunos. Atualmente fazem parte do projeto 42 alunos , que participam ativamente das aulas.
Responsável por treinar Isabella, o educador Físico, personal e instrutor comentou sobre a dedicação e talento da garota: “A Isabela treinamos três a quatro dias na semana., cada treino umas duas horas durante mais de um mês . A Isabella se superou. Tinha algumas dificuldades técnicas mas conseguimos trabalhar isso nela” . E enfatizou: “Conseguimos superar a tempo para que pudessem representar bem o estado do Piauí. Naquela oportunidade fomos representados pela escola Iporanga e a escola Pequeno Cidadão, de Parnaíba”.
O instrutor destaca a importância da Canoagem: “Na Canoagem trabalhamos com a formação do cidadão principalmente na conscientização do meio ambiente na população em geral e com os alunos, trabalho na preservação da natureza. Esse é o primeiro ponto.
O segundo ponto é a formação de atletas e desde que entendemos que alguns são capazes de ir mais adiante intensificamos as técnicas para que esses alunos pudessem estar mais preparados para a competição”
“Nosso objetivo era ganhar Experiência nessa competição e de fato fomos confiantes de que os meninos estavam preparados, mas sabíamos também que o nível era muito alto. Os atletas de lá são muito bem preparados. Nós sonhamos com esse momento. E sabíamos que íamos chegar longe”, comemorou Till Neves.
Para 2022, Till Neves busca patrocinadores para o esporte: “Já tivemos reunião desde que chegamos e para 2022 queremos encontrar patrocinadores. Encontramos dificuldades financeiras para irmos a Cascavel, mas recebemos apoio. Estamos com as portas abertas para quem de fato quiser nos apoiar como o Governo do Estado e outras instituições pois o esporte necessita e a canoagem é importante pois trabalha no cidadão a importância de respeitar o meio ambiente . Temos ótimos condições de formar bons atletas. Somos a segunda escola de canoagem no Nordeste e a primeira no Piauí. Em janeiro temos grande possibilidade de fundarmos a Federação Piauiense de Canoagem”, destacou.
Da Redação



