Atrás dos planos de saúde aparecem as reclamações de serviços financeiros
Os planos de saúde lideram as queixas dos consumidores, de acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), divulgada nesta quarta-feira (13).
A operadora de telemarketing, Andrea Cristiane Araujo Pinto, luta contra um câncer que começou na mama e se espalhou para a coluna e o crânio. Há 3 meses, os médicos receitaram um novo remédio. Uma única dose chega a custar R$ 35 mil, mas o plano se nega a fornecer o medicamento.
“Eles alegam que esse medicamento é experimental, que não está no hall da Anvisa, mas já foi provado que não é experimental”, afirma Andrea.
A Justiça já concedeu liminar à paciente e aplicou uma multa diária de R$ 1 mil, se o remédio não for entregue. Mesmo assim, não houve solução.
O caso de Andrea não é isolado. Reclamações contra planos de saúde dispararam e lideram o último levantamento do Idec. Entre as principais queixas, estão os reembolsos de consultas e exames, e o reajuste das mensalidades.
“O reajuste abusivo, que tem sido aplicado na faixa de 30% a 40%, é uma constante. Fora isso, esse problema de reembolso e descredenciamento de hospitais”, afirma Igor Marchetti, advogado do Idec.
Atrás dos planos de saúde (29,3%), também há reclamações de serviços financeiros (19,4%), problemas com produtos (9,5%) e telecomunicações (8,2%).
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