Poderes da hortelã: descubra os benefícios dessa erva

A hortelã é uma das ervas mais populares no Brasil, pois está presente no preparo de chás, na decoração de pratos, em saladas, bebidas, sucos e até mesmo em cosméticos e produtos de higiene. Por ser uma planta bastante aromática, ela também é muito utilizada na aromaterapia e na produção incensos.

Se você se interessa pelo poder das ervas e dos tratamentos naturais, conheça melhor os benefícios da hortelã para a saúde do corpo e da alma e aprenda como utilizá-las em simpatias.

Benefícios da hortelã para o corpo

As folhas de hortelã são muito usadas para aliviar problemas de digestão, pois elas ajudam a reequilibrar a produção e concentração de ácido clorídrico estomacal. Também agem na produção das enzimas digestivas, fundamentais para os nutrientes do corpo.Outra característica dessa planta é o seu poder de cicatrização da mucosa gástrica e intestinal. Assim, a hortelã pode ser usada para auxiliar no processo digestivo, na redução dos sintomas de enjoos, na diminuição de gases e na melhora da Síndrome do Intestino Irritável.Além disso, essa planta tem ação expectorante por causa da existência de mentol em sua composição. Portanto, tosses e congestão nasal podem ser aliviadas com chá, balas ou a ingestão de folhas de hortelã.O consumo de hortelã é bom para o corpo graças à riqueza de nutrientes da erva. Por exemplo, suas folhas contém vitamina A e vitaminas do complexo B; esse combo contribui para manutenção da pele e dos olhos, previne infecções e tem uma ação antioxidante no organismo.

O sistema nervoso também é beneficiado pela hortelã, já que ela cuida do seu bom desenvolvimento.

Outras qualidades da hortelã:

Combate bactérias na boca e protege os dentes e gengivas, melhorando o mau hálito

Ajuda na liberação de toxinas do sangue

É diurético e ajuda a eliminar resíduos corporais

Ajuda no sistema imunológico

Melhora dor de garganta

Alivia dores musculares

Alivia o estresse

hortela menta 1227 1 20200525103723
foto: Empório das sementes

Tipos de hortelã

Hortelã comum: tem folhas miúdas e bem escuras. Este tipo é facilmente encontrado em supermercados e feiras. Seu uso principal é em chás, sucos ou como tempero.

Hortelã da água: geralmente nasce à beira de córregos, poças ou brejos. Para crescer saudável, precisa de bastante água e de terra encharcada. Suas folhas crescem ao ponto de formar uma moita densa e alta.

Hortelã-pimenta: esse tipo é um cruzamento entre a hortelã comum e a de água. Suas folhas também são miúdas e escuras. Já as flores são cor de rosa ou roxo púrpura. É bastante usada em produtos medicinais e seu óleo essencial tem grande valor.

Hortelã-japonesa: também pode ser encontrada pelo nome de hortelã-brava ou hortelã-doce. Entre todas, é a que tem moitas mais rasteiras e suas flores são brancas ou rosadas. Seu uso é famoso na medicina popular.

Benefícios da hortelã para a alma:

Além de curar o corpo, essa planta é poderosa contra os males do espírito. Seu efeito calmante ajuda a aliviar o estresse e o nervosismo e, por isso, ter hortelã plantada em casa afasta as brigas familiares e harmoniza o lar. Os ânimos de todos os moradores da residência será controlado e isso ajudará a diminuir o excesso de atitudes impulsivas. Também é uma grande fonte de sorte, dinheiro e sucesso no trabalho. Por isso, não deixe de ter um vaso de hortelã em casa!

Fonte: Terra

Deixe um comentário

Veja também...