A Policia Federal, em parceria com a Controladoria Geral da União (GCU), deflagrou hoje (15) a Operação Paradoxo, com o objetivo de apurar esquema de corrupção existente entre empresários e servidores públicos dos municípios de Ipiranga/PI e São Luís do Piauí/PI. As investigações visam apurar a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Vinte e cinco Policiais Federais e três Auditores da CGU cumprem, ao todo, nove mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios de Picos/PI, São Luís do Piauí/PI e Ipiranga/PI.

As investigações mostram repasses vultosos de valores a empresas sediadas em Picos/PI para agentes públicos desses municípios, repasses que diversas vezes coincidiam com a data dos pagamentos realizados pelas obras e serviços executados nesse municípios. As investigações observaram um repasse de valores superiores a R$ 1,5 milhão de reais a título de vantagem indevida.
Além disso, restou demonstrada a utilização, pelo grupo criminoso, de “laranjas” com a finalidade de lavar o dinheiro obtido com a prática criminosa.
O nome da Operação Paradoxo é uma referência à contradição existente entre os fatos apurados e os princípios que devem nortear os servidores públicos.
Da Redação