Prefeitos de Água Branca e Curralinhos aderem ao Projeto Zero Lixões – por um Piauí mais limpo

Os prefeitos José Ribeiro Júnior, de Água Branca, e Everardo Araújo, de Curralinhos, assinaram termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Piauí e assumiram o compromisso para encerrar as atividades dos lixões existentes nesses dois municípios.

José Ribeiro Júnior assinou o documento na manhã de sexta-feira, 05 de agosto, na sede do Ministério Público, na zona leste de Teresina. Ele foi recebido pela promotora de Justiça Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente – Caoma/MPPI.

Já o prefeito de Curralinhos firmou o compromisso na quinta-feira, 04 de agosto, durante reunião na sede da Promotoria de Justiça de Monsenhor Gil. Lá, ele foi recebido pelo promotor de Justiça Rafael Nogueira.

WhatsApp Image 2022 08 05 at 12.37.30

Nessa semana, também, assumiram o compromisso para o fechamento dos lixões e a destinação correta dos resíduos sólidos os prefeitos de Monsenhor Gil e São Gonçalo do Piauí.

“Quero agradecer aos promotores Rafael Nogueira, Mário Normando e Nielsen Mendes, que nos apoiaram nessa missão de fomentar a adesão dos prefeitos desses municípios. Esse trabalho é também resultado do esforço e da dedicação de vários outros membros e servidores, que têm atuado de forma diligente para que os gestores assumam esse compromisso na defesa de um meio ambiente saudável para os cidadãos do Piauí”, diz a promotora Áurea Madruga.

O Zero Lixões tem como objetivo estimular os municípios a se adequarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010), ou seja, que eles iniciem, entre outras ações, a implantação de aterros sanitários, a coleta seletiva e a destinação final ambientalmente adequada de resíduos.

Deixe um comentário

Veja também...