Prefeitura de Cocal (PI) apoia oficinas ofertadas pelo SEBRAE a apicultores

Na última semana, os apicultores das localidades Itapecurú e Saco do São Francisco participaram da Oficina da Comunidade, desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) de Parnaíba, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cocal, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Cooperativa FrutaMel.

WhatsApp%20Image%202023 05 22%20at%2010.27.21%20AM

Desta vez, sob orientação do Instrutor Auriélson Alencar, foi desenvolvido o tema Multiplicação e Divisão de Enxames, cujo objetivo foi ensinar técnicas fortalecimento e multiplicação de enxames aos produtores de mel.

WhatsApp%20Image%202023 05 22%20at%2010.27.18%20AM

A técnica trabalhada com os participantes da Oficina é conhecida como método quatro cheiros pelo qual o apicultor produz quatro novos enxames a partir de quatro já existentes no apiário. Trata-se de uma tática mais moderna que torna o apicultor mais profissional na atividade, obtendo enxames de melhor qualidade genética.

WhatsApp%20Image%202023 05 22%20at%2010.27.23%20AM

Com esse novo procedimento, há tanto o aumento da qualidade das características das abelhas quanto favorece um crescimento na produtividade.

Esdras Nogueira, presidente da FrutaMel, acompanhou e destacou: “É um prazer receber o professor Auriélson, neste momento em que a gente está estruturando a nossa cooperativa, mais ainda, com o apoio de nossos parceiros fortes. Com isso, a gente está trazendo novas técnicas de melhoramento genético, aumento dos enxames, além do manejo que já dever ser feito nas caixas, acabar com aquela ideia que abelhas são do mato e ela se viram só. A gente está vendo que existem novas técnicas para melhorar o desenvolvimento delas. Hoje nós estamos correndo atrás, em busca de clientes e melhorar nossa estrutura. Estamos buscando formas, possibilidades de fazermos a comercialização do mel em nossa região, também, agregando valor para os cooperados. Irmos buscando nosso espaço, já com parceria com a Prefeitura, Secretaria de Desenvolvimento Rural e outros, afim de que a gente possa trabalhar o nosso mel com mais qualidade”.

Fonte: Ascom P. M. Cocal

Deixe um comentário

Veja também...