O valor corresponde aos serviços prestados em janeiro de 2025
A Prefeitura de Teresina anunciou que foi realizado pagamento de R$ 16.817.634,39 ao Consórcio Recicle Aurora, responsável pela coleta de lixo e limpeza pública nessa quinta-feira (13). O valor corresponde aos serviços prestados em janeiro de 2025.
Para garantir o repasse aos funcionários de forma mais rápida, foi realizada uma audiência no Núcleo do Ministério do Trabalho, na qual o desembargador autorizou o pagamento. Dessa forma, a empresa deve efetuar os depósitos em até 24 horas e apresentar os comprovantes ao Tribunal do Trabalho.
Seguindo a orientação da Procuradoria Geral do Município (PGM), a prefeitura decidiu recorrer à Justiça para mediar a situação entre as duas empresas do consórcio e regularizar os pagamentos.
O secretário municipal de Finanças, Edgar Carneiro Machado Filho, ressaltou que o recurso já estava garantido, mas o pagamento não havia sido realizado anteriormente devido a um conflito interno no Consórcio EcoTeresina, formado pelas empresas Recicle, sócia majoritária com 65% de participação, e Aurora, que detém os 35% restantes.
Paralisação
Os trabalhadores das empresas de asseio e conservação do Piauí realizam, na manhã dessa terça-feira (11), uma manifestação em frente à sede da Prefeitura de Teresina. Os serviços de capina, varrição e coleta de lixo domiciliar ficaram paralisados.
O protesto ocorreu devido ao atraso nos salários de dezembro e janeiro, além da falta de pagamento do vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde, segunda parcela do 13º salário e FGTS, segundo o Sindicato da categoria (SEEACEP).