“O que nós estamos buscando é que cada vez mais se estreite esses relacionamentos”, disse o deputado
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), cobrou maior sintonia entre as secretarias do Governo do Estado e os deputados da Alepi para emplacar celeridade às pautas de interesse do Palácio de Karnak no parlamento piauiense.
O atual secretário de Governo do Piauí, Marcelo Nolleto, é o responsável pela interlocução direta entre os Poderes Executivo e Legislativo. Na avaliação de Franzé Silva, em entrevista, nesta quarta-feira (4), Franzé disse que “a falta de nomes com experiência em relações políticas na gestão tem dificultado o alinhamento de ideias”.
“Às vezes, a gente faz três sessões em um só dia para poder dar essa dinamicidade com as ações do governo. Mas é importante ter uma interlocução mais fácil entre esses técnicos e o mundo político. Nós estamos dialogando com o secretário de Governo e com o governador. Acredito que em pouco tempo essa sintonia estará bem azeitada”, garantiu.
Convívio com o parlamento
A articulação política do governador Rafael Fonteles na Assembleia Legislativa é representada pelo deputado estadual, Fábio Novo (PT), líder do Governo. O parlamentar é o responsável por reunir votos suficientes para a aprovação das matérias de interesse direto do Palácio de Karnak.
Para Franzé Silva, a falta de “convívio com o parlamento” tem prejudicado a dinamicidade na tramitação dos textos.
“O que nós estamos buscando é que cada vez mais se estreite esses relacionamentos. Nós da Assembleia Legislativa temos trabalhado de forma articulada com o governador Rafael para que as medidas que eles apontam possam ser aprovadas”, explicou.
Representação direta
A solução, segundo o presidente da Alepi, seria manter representações diretas dos secretários do Governo nos gabinetes dos deputados. A ação garantiria agilidade na deliberação de pareceres e celeridade às demandas dos parlamentares.
“Poderíamos ter alguém em cada gabinete dos secretários para que possam estar dando retorno e atendendo às demandas da classe política, como prefeitos, vereadores e deputados estaduais e federais. Como não existia uma tradição no mundo da política por parte desses gestores que estão com o governador, nós estamos criando essa aproximação para poder ter essa dinâmica de respostas e atendimento aos pleitos de forma mais rápida”, finalizou.
reprodução: ClubeNews