O monitoramento diário realizado pela Secretária observou mais de 130 focos de incêndios em todo o estado, principalmente na região Sul
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou alerta de perigo potencial para 103 municípios do Piauí devido à baixa umidade do ar, e que que pode variar de 30% a até 20%.
A baixa umidade expõe as pessoas a risco de saúde e também incêndios florestais. Ficam de fora do alerta os municípios na região do extremo Norte do estado.
O monitoramento diário realizado pela Secretária observou mais de 130 focos de incêndios em todo o estado, principalmente na região Sul, compreendendo Eliseu Martins, Uruçuí e Canto do Buriti.
O diretor de Fiscalização da Semarh, Major Denio Marinho, destaca que queimada é crime e causa transtornos tanto para o meio ambiente, quanto para a população em geral.
O Governo do Piauí, por meio da Semarh e Corpo de Bombeiros tem realizado a formação de brigadas de incêndio florestais em todo o estado, campanhas de conscientização e outras ações para evitar a proliferação das queimadas.
O órgão recomenda a ingestão de muito líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, das 12h às 16h. Para casos de emergência, a recomendação é entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).