Programa “Passo a Frente” entrega órteses e próteses para onze municípios do Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), realizou a entrega de equipamentos entre órteses e próteses para 11 cidades da Planície Litorânea. A solenidade foi realizada no prédio do CER IV, em Parnaíba, na manhã desta quinta-feira (10), onde foram entregues andadores, muletas, cadeiras de roda, cadeiras de banho, coletes, órteses, próteses, palmilhas, bengalas, tala de lona e calçados ortopédicos – totalizando 895 equipamentos.

c00d30fa c1f8 4327 a826 07f7fcd7faff

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, foi representado pelo diretor de Contratos Convênios e Assuntos Estratégicos da Sesapi, Antonio Neris Machado Júnior, que falou sobre a importância do “Programa Passo à Frente” para assistência da população. “O Governo do Piauí investiu na construção do CER IV de Parnaíba, por meio do PRO Piauí, mais de cinco milhões de reais. Além disso, as emendas da deputada federal Rejane Dias e do deputado estadual dr. Hélio, contribuíram para a concretização desta obra. Em breve, a população da Planície Litorânea também contará com uma oficina ortopédica, além de outros serviços no CER IV, que possibilitarão o atendimento em nossa região, sem a necessidade de deslocamento até Teresina”, lembra o diretor.

Foram contemplados com os equipamentos os moradores das cidades de Parnaíba, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Caxingó, Cajueiro da Praia, Cocal da Estação, Cocal dos Alves, Ilha Grande, Joaquim Pires, Luís Correia e Murici dos Portelas. “Estamos muito feliz em poder trazer esse benefício ao povo do Piauí. Nosso objetivo é levar o programa para mais cidades e poder atender as demandas daqueles que precisam em nosso Estado”, disse Antonio Neris Machado Júnior.

595caf8d 6af1 4c81 9dd2 785ab189a703

A deputada federal Rejane Dias falou da satisfação de ouvir depoimento das pessoas que hoje recebem atendimento perto de casa. “Lembro quando eu e o Wellington íamos a Brasília em busca de tratamento para a Danielle, no Sarah Kubitschek, e lá encontrávamos várias mães piauienses, levando filhos também em busca de tratamento. Quem tem filho com deficiência sabe que não é fácil. E eu orei pedindo a oportunidade de poder ajudar aquelas pessoas e hoje já conseguimos levar esses atendimentos para mais perto do povo do Piauí, o que me deixa muito feliz”.

O programa “Passo a Frente” é uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e Associação Reabilitar, e vem beneficiando pessoas com deficiência em todo o Estado. O objetivo do programa é descentralizar a oficina ortopédica com a promoção do acesso a órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs), além de confecção e adaptações, ajustes e pequenos consertos desses equipamentos.

553e12b7 c8e9 4d02 82c6 acb844003a5e

O deputado estadual dr. Hélio destacou as dificuldades que representam o deslocamento de pessoas para o tratamento fora de domicílio. “Se já é difícil para quem não é portador de deficiência, imagine para quem é. Os equipamentos que hoje foram entregues dão mais cidadania, além de mais autonomia para as pessoas. Acompanhamos tudo desde o começo, o empenho do governador Wellington Dias e do secretário da Saúde para levar o tratamento de saúde para mais perto de onde as pessoas moram, como este realizado aqui em Parnaíba”, lembra o parlamentar.

Deixe um comentário

Veja também...