Projeto foca no esporte para melhorar rendimento dos alunos

A única escola municipal de Teresina selecionada para participar do “Programa Brasil na Escola – eixo inovação”, do Ministério da Educação (MEC), a E.M Mário Faustino, desenvolveu um projeto que foca no esporte como meio de melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes. Além disso, trabalha a Cultura de Paz, autoconhecimento, autocuidado, autoestima e elevação de desempenho nos esportes a partir do esporte.

Denominado “Bola na Mão, Gol Cidadão”, o projeto parte da formação de equipes que treinam handebol, vôlei, futsal, atletismo e xadrez, onde os alunos do 6º ao 9º ano aumentam o tempo de permanência na escola quando treinam e realizam atividades de outros componentes, trabalhando, entre outros aspectos, a disciplina, que trará benefícios a longo prazo nos esportes e na vida acadêmica.

“O projeto é uma oportunidade também de minimizar o impacto da pandemia, visto que a prática de esporte proporciona o desenvolvimento físico e mental. É visível o interesse dos estudantes pelos esportes e considerando essas forças e oportunidades, a Escola Municipal Mário Faustino incentiva os projetos de esporte que colaboram para o desenvolvimento integral dos estudantes”, afirma a diretora Marinalva Barbosa.

O projeto está sustentado em quatro pilares: Esporte, Roda de Leitura, Atividades Extraclasse e Minicursos. Para desenvolver o esporte será feita a montagem de times de handebol, voleibol, futsal, xadrez e atletismo; Para a roda de leitura serão disponibilizados diferentes livros paradidáticos. Os estudantes farão leitura e o reconto dos livros lidos; As atividades extraclasse serão realizadas na escola e oportunizarão que o estudante pratique esporte desenvolvendo conhecimentos acadêmicos; E com os minicursos tem-se o olhar para o emocional dos estudantes.

O Programa Brasil na Escola tem por objetivo induzir e fomentar a permanência, as aprendizagens e a progressão escolar com equidade e na idade adequada dos estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental, com a finalidade de estimular as redes de ensino na elaboração de novos modelos pedagógicos.

Por meio do Brasil na Escola, a E.M Mário Faustino contará com apoio financeiro de R$ 100.000,00 por ano durante cinco anos, totalizando R$ 500.000,00. É este auxílio financeiro que possibilitará a execução do o projeto “Bola na Mão, Gol Cidadão”.

Deixe um comentário

Veja também...