Projeto que prevê folga para animais gera protesto e bate-boca na Câmara de Teresina

O projeto de lei de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota), que prevê um auxílio financeiro para os carroceiros de Teresina, no valor de R$300, foi retirado da pauta nesta quarta-feira (22) depois que a categoria realizou um protesto e a parlamentar discutiu com a representante dos carroceiros

Os carroceiros não concordam com a proposta de Thanandra Sarapatinhas que estabelece ainda a suspensão do trabalho deles aos sábados e domingos. A vereadora justifica informando que, nesses dois dias, os animais teriam um descanso.

Os manifestantes queimaram galhos de árvores e interromperam o trânsito na Avenida Marechal Castelo Branco, em frente à Câmara de Vereadores. Devido ao protesto, o tráfego em uma das vias ficou comprometido.

Segundo Ana Cristina, presidente da Associação dos Carroceiros de Teresina, existe uma negociação com o prefeito de Teresina, Dr Pessoa.

“Somos contra isso, porque R$ 300 reais não tem a mínima condição. É por mês e carroceiro ganha por dia, então se ele não trabalhar nem sábado ou domingo como é que ele vai ter o dinheiro dele, para alimentação e para o animal. Além disso, a gente já conversou com o prefeito, e ele propôs pagar por semana uma quantia. A vereadora Thanandra nunca procurou os carroceiros para falar sobre esse auxílio, então pedimos para que fosse retirado de pauta”, afirmou a presidente da Associação dos Carroceiros de Teresina, Ana Cristina.

Já a vereadora defendeu a proposta afirmando que estipulou uma quantia, mas segundo ela, quem iria decidir o valor do repasse era o prefeito de Teresina. Ela diz ainda que com o projeto, os animais teriam folgas a partir do sábado, no turno da tarde, até o domingo.

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Jeová Alencar (MDB), recebeu um representantes da categoria e confirmou a retirada do projeto da pauta do dia.

“Eu entendo que é legítima a reivindicação dos carroceiros, não só nessa questão do Indicativo de Projeto de Lei da vereadora Thanandra, bem como em outras requisições da categoria. Por isso, o projeto foi retirado de pauta e eu vou buscar junto ao prefeito, Dr. Pessoa, celeridade acerca de outras propostas de auxílio para a categoria, seguindo a nossa política que é a de ajudar pessoas”, destacou Jeová.

Após o encontro o protesto foi encerrado.

BATE -BOCA COM CARROCEIROS

A vereadora divulgou em suas redes sociais um vídeo do momento em que discute com a presidente da Associação dos Trabalhadores em Veículos de Tração Animal, Tina Lima, argumentando que os carroceiros “escravizam os animais”.

“Todo dia vocês chicoteiam, botam peso, deixam eles no sol quente, mas na hora que um animal vai atropelado vocês jogam fora. Eu estou aqui por eles. Não sou obrigada a ouvir a senhora falar mal e gritar comigo não. Eu estou tentando ajudar”, disse a vereadora.

O bate-boca aconteceu antes da reunião do presidente da câmara de vereadores com os representantes dos carroceiros.

Deixe um comentário

Veja também...