Rafael Fonteles é diplomado governador do Piauí pelo Tribunal Regional Eleitoral

A diplomação é a etapa que confirma o processo eleitoral e habilita Rafael e Themístocles a tomar posse como governador e vice-governador do Piauí no dia 1º de janeiro.

O governador eleito Rafael Fonteles (PT) e o vice-governador eleito Themístocles Filho (MDB) foram diplomados na noite desta sexta-feira (16) em cerimônia no auditório do Tribunal de Justiça (TJ-PI), em Teresina.

Rafael Fonteles e Themístocles Filho receberam os diplomas das mãos do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Erivan Lopes.

Rafael Fonteles agradeceu aos votos que obteve nas eleições, elogiou o papel da Justiça Eleitoral e afirmou que a ‘democracia venceu’. O governador se emocionou ao falar sobre a sua família, principalmente, de seu pai, o ex-deputado estadual e federal Nazareno Fonteles.

“Gostaria de dividir esse diploma com Nazareno Fonteles”, afirmou.

Rafael declarou que cumprirá o que foi falado durante a campanha, os debates e colocado em seu plano de governo, documento que irá ‘nortear’ cada secretário e secretária de sua equipe. Ele destacou que a sua prioridade é combater a pobreza.

“Não tenho dúvidas que a nossa prioridade é governar para os mais pobres. É um compromisso que não abriremos mão. Se Deus quiser, com a ajuda do presidente Lula, vamos poder fazer muito pelos nossos irmãos e irmãs”, declarou Fonteles.

A solenidade contou com a presença da atual governadora Regina Sousa. “Eu espero coisas boas, eu espero que cumpram o que prometeram, o que se propuseram e que as pessoas deixem eles [Rafael Fonteles e Lula] governarem”, disse.

Wellington Dias (PT) é diplomado como senador — Foto: Laura Moura /g1

Wellington Dias (PT) é diplomado como senador — Foto: Laura Moura /g1

Em seu discurso, o senador eleito Wellington Dias elogiou o trabalho do TRE-PI no decorrer das eleições, agradeceu ao povo piauiense e afirmou que essa foi a eleição mais ‘complexa’ que existiu, pois, a democracia esteve ameaçada.

“Vivenciamos, na minha concepção, a mais complexa de todas as eleições do Brasil e do Piauí nesse período que vivenciamos o exercício da democracia. Primeiro, porque a democracia viveu ameaça. Eu estive na posse de Lula e Alckmin e hoje, no Piauí, podemos presenciar esse ato”, disse o senador eleito.

O presidente do TRE-PI, Erivan Lopes, destacou em discurso o papel da Justiça Eleitoral e dos eleitores.

“Desde a qualificação do eleitor até a declaração dos eleitos. Não custa lembrar que quando a Justiça Eleitoral decreta medidas aparentemente ativistas, relativizando direitos individuais, tais como de livre manifestação do pensamento ou de reunião, em verdade, não está fora das quatro linhas. Está apenas exercendo a sua competência condicional de assegurar a soberania da vontade do povo”, comentou.

Rafael Fonteles é diplomado governador do Piauí pelo Tribunal Regional Eleitoral — Foto: Laura Moura /g1

Erivan frisou ainda que a ‘administração pública obedecerá aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência’.

“Aonde que por acaso obrigarem esses princípios não reclamem do artigo judicial e nem votem a separação dos poderes. Afinal, essa separação existe senhoras e senhores, exatamente para garantir a integridade da nossa constituição”, disse.

Diplomação

Diplomação dos candidatos eleitos no Piauí — Foto: Laura Moura/g1 Piauí

A diplomação representa o momento em que o Poder Judiciário atesta que os candidatos foram legitimamente eleitos pelo povo.

Além disso, é uma exigência legal para a posse e marca o fim do processo eleitoral, já que o TSE já avaliou todas as etapas do pleito, incluindo eventuais recursos contra os candidatos e o resultado das urnas.

Para receber o diploma, os eleitos precisam estar com o registro de candidatura aprovado e as contas de campanha julgadas.

As diplomações acontecem desde 1951, mas foram suspensas durante o regime militar, de 1964 a 1985. A solenidade foi retomada em 1989, com a redemocratização e a eleição de Fernando Collor de Mello.

Eleições 2022: resultados

Rafael Fonteles (PT) é eleito governador do Piauí — Foto: Ascom

Rafael Fonteles (PT) foi eleito governador do Piauí no primeiro turno das eleições com 57,17% dos votos válidos, totalizando 1.114.768 votos. Pela primeira vez, Rafael Fonteles vai assumir o governo do est

50 vídeos

https://s3.glbimg.com/v1/AUTH_14ce1dbebbe64b1e8e955809a085692d/web-components/teste-ab.html?url=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&channel=desktop

Deixe um comentário

Veja também...