A vice-governadora Regina Sousa (PT) será a primeira mulher a assumir, efetivamente, o Governo do Estado do Piauí. A posse está marcada para hoje (31), no Palácio de Karnak.
O momento é histórico e marca um passo importante para a equidade de gêneros na política. Para Regina, este é um momento desafiador.
“É um desafio e tanto, tanto para o homem como para a mulher. É cuidar da vida do povo do Piauí. Estou preparada, pensando em coisas que eu possa desenvolver de acordo com minhas causas. Não penso em aparecer. Eu quero cuidar de pessoas, sobretudo os invisíveis. Essa é a grande obra da minha vida”, disse.
Representatividade
A futura governadora afirma que estar na cadeira do governo é representativo para as mulheres.
“É a conquista de um espaço”, define. “A mulher pode ser governadora, presidenta, prefeita. As meninas têm que olhar esses exemplos. É como quem estuda. Cada conquista é um exemplo consolidado”, acrescenta.
Regina defende a ampliação da cota das mulheres.
“O espaço público é muito masculino. Hoje somos apenas 11% do parlamento, é muito pouco. É preciso trazer a cota das mulheres. Precisamos adotar o exemplo da Espanha, que até o ministério tem paridade”, acrescenta.
A vice-governadora Regina Sousa assume o lugar do governador Wellington Dias, que vai interromper o quarto mandato para concorrer a uma vaga no Senado, onde Regina também já foi senadora.
Portal Gurguéia