Repórter do ‘Mais Você’ cai em golpe por celular e fala de sua revolta: ‘Não sei onde isso vai parar’

Os casos de golpes aplicados por celulares não para de crescer. A história é sempre a mesma: a pessoa recebe uma mensagem de um amigo ou familiar pelo aplicativo avisando que trocou o número do telefone. A foto que aparece no perfil com o novo contato é a mesma que o usuário já utilizava. Durante a conversa, o golpista, que está se passando pelo amigo ou familiar, pede ajuda para fazer uma transferência bancária, pois está com algum problema de sinal. Neste momento, querendo ajudar você transfere e acaba mandando o seu dinheiro para a conta de um bandido.

O assunto foi tema do papo entre Fabrício Battaglini e Ana Maria Braga no Mais Você desta segunda-feira, pois a família do repórter caiu neste golpe. Revoltado por já ter feito diversas reportagens dando dicas de como se proteger, ele fez um alerta para os brasileiros sempre desconfiarem quando receberem mensagens de parentes pedindo depósito de dinheiro.

“Queria te agradecer porque pedi para dar esse relato, um relato pessoal que envolve a minha família. Quero agradecer pelo espaço. Espero que, sinceramente, depois dessa nossa conversa menos brasileiros caiam no golpe que eu caí, que minha família caiu e tantos caem.”

“Estou revoltado. Não consigo esconder minha irritação porque depois de tantas reportagens explicando como não cair no golpe, como se proteger, vejo a minha família envolvida numa situação dessa. Até peço desculpas pela minha exaltação”, disse Fabrício.

Após dar detalhes de como o golpista se passou por ele no aplicativo de mensagens, o repórter falou que dois familiares não desconfiaram do pedido de depósito do bandido.

“Começam a conversa falando que trocou o número. A pessoa da minha família pediu para ligar, mas disseram que estava sem sinal. A pessoa [da família] tentou me ligar, mas eu estava fazendo uma reportagem para o Mais Você. Não atendi o telefone, não ouvi a mensagem. A pessoa fez a transferência por pix e estava consolidado o golpe. Isso está acontecendo por todo o país.”

Em seguida, a apresentadora revelou que o mesmo golpe já aconteceu com ela:

“Meu filho me manda que trocou de celular, aí eu deleto, denuncio. Recebo isso uma vez por semana do Pedro e da Mariana. A primeira vez que aconteceu, eu liguei para o telefone antigo [do meu filho] e ele disse que não era ele. É com a foto dele, a foto que ele usa no whatsapp! Essa pessoa sabia que eram os meus filhos porque me chamaram de mãe.”

Fabrício também comentou sobre a facilidade de aplicar o golpe, pois é só comprar um chip de celular e depois descartar. Ele entrou em espaços de discussão da internet sobre o assunto para entender como o golpista sabe com quem conversar no aplicativo de mensagem e fazer o pedido de transferência: “Li em fóruns que é possível que tenha a invasão da nuvem, não sei onde isso vai parar”, contou ele, que deu uma dica:

“Comece a fazer perguntas de ordem pessoal para ver se a pessoa que está falando com você é golpista.”

Fonte – Mais Você

Deixe um comentário

Veja também...