Rio Parnaíba ultrapassa cota de atenção em Luzilândia e Floriano

Teresina e demais municípios piauienses, a situação permanece dentro da normalidade

O nível do rio Parnaíba ultrapassou a cota de atenção nas cidades de Luzilândia e Floriano, conforme dados divulgados neste sábado (25) pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), responsável pelo monitoramento dos rios federais. Enquanto isso, em Teresina e demais municípios piauienses, a situação permanece dentro da normalidade.

De acordo com o Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE), o nível do rio Parnaíba em Luzilândia está 18 centímetros acima da cota de atenção, que é de 4,0 metros, mas ainda distante da cota de inundação, que atinge 5,7 metros. Há cerca de duas semanas, o rio estava com 1,32 metro, evidenciando uma elevação significativa no período.

img 5395 efbbdb9a9c9aa027f0f8bb39cc66ebc484e54e5eImagem: SACE

Em Floriano, o rio atingiu a marca de 5,53 metros, dentro da cota de atenção, mas ainda distante do nível de inundação, que é de 8,98 metros. Apesar do aumento no volume, a situação não representa risco imediato para a população local.

Já em Teresina, que registrou um leve aumento no volume de água nos últimos dias, o nível do rio permanece em 4 metros, dentro da faixa de normalidade.

O aumento no volume do rio Parnaíba pode ser atribuído à intensificação das chuvas na região e ao aumento na vazão da barragem de Boa Esperança, localizada em Guadalupe, no Sul do estado. Segundo a CPRM, o nível atual de defluência da barragem é de 1.000 m³/s, contribuindo para a elevação do nível do rio nas cidades ao longo de seu curso.

Deixe um comentário

Veja também...